sábado, 12 de outubro de 2013

Estudos disciplinares - Direito processual do trabalho

Módulo I 
 Da Evolução Histórica do Direito Processual do Trabalho 

1 - Diante das greves realizadas pelos trabalhadores, é CORRETO afirmar que o Estado:
A   não adotou medida de determinar a conciliação obrigatória.
B   repeliu com agressividade os movimentos dos trabalhadores, o que era a postura típica do Estado Liberal.
 C   Resolveu intervir através de leis e do Judiciário, já que as greves são prejudiciais ao interesse público e ao desenvolvimento econômico.
D   não viu a necessidade de regulamentação, posto que o assunto era estritamente relacionado ao Direito Privado.
E   estabeleceu punições aos grevistas mas não deu ensejo ao surgimento do Direito Processual do Trabalho
Resposta correta C-
 Com as manifestações, greves, o Estado se deu conta da necessidade de através de leis e do Judiciário conter os abusos praticados contra os mais vulneráveis, os empregados. O Estado passa a ditar as normas para os conflitos trabalhistas, até para conter o prejuízo econômico pela falta de produção que a greve acarreta


2-Em 1907 surge previsão legal para os nunca implantados Conselhos Permanentes de Conciliação e Arbitragem (Lei n. 1.637, de 5 de novembro de 1907). É INCORRETO afirmar, com referência a tais Conselhos que:
A   a finalidade seria dirimir divergências entre capital e trabalho.
B   podiam ser consultados em todos os assuntos da profissão. 
C   a composição seria mista e paritária, para o equilíbrio nas decisões.
D   foram sucedidos pelos tribunais rurais, sendo que estes finalmente resolveram todos os problemas relacionados aos conflitos trabalhistas.
E   não faziam parte do Poder Judiciário
Respostas A, B , C e E são corretas
Resposta D  é a  incorreta  pois  Os tribunais rurais,  sucederam o conselho porém a importância de tais tribunais rurais é apenas histórica, porque os resultados não foram satisfatórios.


3 -Em 1941, Conselho Nacional, Conselho Regional do Trabalho e Juntas de Conciliação e Arbitragem:
A   eram órgãos integrantes do Poder Judiciário.
B   eram Órgãos integrantes do Poder Legislativo.
C   eram órgãos administrativos, pois ainda não estava criada a Justiça do Trabalho como parte integrante do Judiciário.
D   foram criados pela CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas. 
E   não contavam com a participação dos chamados classistas.
Resposta correta C. Em 1941, havia no âmbito administrativo (e não no Judiciário) três graus de jurisdição: Conselho Nacional, Conselho Regional do Trabalho e Juntas de Conciliação e Arbitragem.
A Integração da Justiça do Trabalho no Poder Judiciário: Ocorreu com o Decreto-Lei n. 9.777, de 9.9.1946, dias antes de entrar em vigor a Constituição de 1946, que também integra a Justiça do Trabalho aos órgãos do Judiciário – surge a organização da carreira de juiz do trabalho, com ingresso mediante concurso público de títulos e provas, promoções pelos critérios alternados de antigüidade e merecimento, e com as garantias inerentes à magistratura


4 integração da Justiça do Trabalho no Poder Judiciário:
A   não foi suficiente para a organização da carreira de juiz de trabalho, que continuou até a Constituição Federal de 1988 sem as garantias inerentes à carreira da magistratura.
B   ocorreu em 1946, dando início à organização da carreira de juiz do trabalho, com ingresso mediante concurso público de títulos e provas, promoções pelos critérios alternados de antigüidade e merecimento, e com as garantias inerentes à magistratura.
C   ocorreu em 1988, com a Constituição Federal.
D   eliminou desde o início a possibilidade de composição, de órgãos julgadores, por juízes classistas. 
E   ocorre em1946 com a criação das Varas do Trabalho

 Resposta correta B  Ocorreu com o Decreto-Lei n. 9.777, de 9.9.1946, dias antes de entrar em vigor a Constituição de 1946, que também integra a Justiça do Trabalho aos órgãos do Judiciário – surge a organização da carreira de juiz do trabalho, com ingresso mediante concurso público de títulos e provas, promoções pelos critérios alternados de antigüidade e merecimento, e com as garantias inerentes à magistratura


Nenhum comentário:

Postar um comentário