Estudos disciplinares curso direito Formação geral
1. O quadro O grito, datado de 1893 e reproduzido abaixo, é uma pintura de autoria do norueguês Edvard Munch. Trata-se de uma das obras mais importantes do Expressionismo, movimento artístico de vanguarda do início do século XX. Os artistas expressionistas não procuravam retratar a realidade fielmente, mas projetar, na obra, a sua subjetividade, mostrando, assim, a realidade modificada pelo seu psiquismo.
Disponível em http://vozativa2.blogspot.com/2009/04/o-grito.html . Acesso em 31.08.2010.
Por ter se tornado muito famoso, O grito serviu de inspiração para muitas outras produções, como a ilustrada a seguir, com o personagem Homer, do desenho animado Os Simpsons.
Disponível em http://inutilidadeclassica.blogspot.com/ . Acesso em 31.08.2010.
Analise as figuras e considere as afirmações abaixo. I. II. III.
i. No quadro original, a figura retratada passa a sensação de angústia e de desespero.
ii. O segundo quadro valeu-se da intertextualidade, que só é percebida se o leitor tiver a obra original como referência.
iii. O quadro com o personagem Homer, dos Simpsons, é também considerado uma obra expressionista, mas o personagem não transmite desespero, uma vez que se trata de uma produção cômica.
Assinale a alternativa certa.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas a afirmativa II está correta.
d) Apenas a afirmativa III está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Justificativa. :
I -Sim. Com a intenção de captar estados mentais, vários quadros exibem personagens deformados, como o ser humano desesperado sobre uma ponte que se vê em O Grito, do norueguês Edvard Munch (1863-1944), um dos expoentes do movimento. A obra representa uma figura andrógena num momento de profunda angústia e desespero existencial
II- Sim. A noção de intertextualidade pressupõe um universo cultural muito amplo e complexo, pois implica a identificação e o reconhecimento de remissões a obras ou a trechos mais ou menos conhecidos . Esta intertextualidade dá referência a outros textos (imagens) em genêros específicos como a sátira, a paródia, o plágio et.
III – Neste 3º item temos duas linhas de pensamento, a primeira diz que o quadro do Homer Simpson não é da escola expressionista movimento artístico de vanguarda do séc. XX, que caracteriza-se pela expressão de intensas emoções em que exibem enfoque pessimista da vida e a necessidade de denunciar problemas sociais, não seria o caso pois está satirizando o quadro “O Grito”, já na segunda linha de pensamento o quadro do Homer seria expressionista no sentido em que a caricatura é a filha do expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa. A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura,a imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais ou burlesco.
Portanto podemos ter como respostas certas a letra b (I e II estão corretas ) ou letra C (todas estão corretas). Vai depender do ponto de vista.
Olá...
ResponderExcluirfiz agora o Ed e a resposta correta é a a B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Justificativa para 1 e 2 estão corretas mas a terceira justificativa nao vale pois a obra do Homer Simpson não é considerada uma obra expressionista!
Abraços,
Carol
Realmente 1 e 2 corretas
ResponderExcluirmas O Grito se trata de uma obra bastante conhecida, a afirmativa II não estaria incorreta ao dizer que a intertextualidade só é percebida quando se tem a obra original como referência??
ResponderExcluirVc não conhece um blogg que tenha os trabalhos de adm?
ResponderExcluirola Beth skill eu precisava das outras respostas ..estou com dificuldades de achar outra respostas pela net só consigo pelo seu blog se puder me ajudar tenho até 5feira pra poder entregar esse trabalho!!?por favor me ajudee!! gostei muito do seu blog bem interessante!!
ResponderExcluirfaço o curso de pedagogia!! por favor me ajudee!!!
ResponderExcluirFaço o curso de administração, teria como me ajudar?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirPrimeiro quero dizer que adorei a ajuda que esse blog nos da.
Gostaria de saber qual realmente é a resposta certa.
Obrigada!
Também concordo com o comentario sobre a intertextualidade não ser percebida somente se o leitor tive a obra original como referência, dado que existem dois tipos de intertextualidade: a explícita, quando há citação direta ao da obra fonte; e a implícita que ocorre sem a citação expressa da fonte. Portanto a alternativa "B" pode não ser correta por afirmar que "a intertextualidade só é percebida se o leitor tiver a obra original como referência".
ResponderExcluirE agora? como podemos saber a resposta correta?
eu amei esse quadro eu vi na imagens♥♥♥♥♥♥♥♥♥
ResponderExcluirObrigado pela ajuda =D
ResponderExcluircomo faço pra ter acesso as outras respostas das EDs
ResponderExcluirAnônimo 15 de maio de 2011 -13.45
ResponderExcluirPara ter acesso as outras resposta, você deve clicar no postagens populares em cada uma das perguntas. Ok
Show, blog nota 1000!!! Vcs tem ajudado muito.
ResponderExcluirquero parabenizar a criação do blog, e o auxilio nas refelexões, sou nova por aqui, e tenho achado de grande valia. Bye
todas estão corretas, pois a 3 diz que O quadro com o personagem Homer, dos Simpsons, é também "considerado" (então ele pode ser considerado)uma obra expressionista, mas o personagem não transmite desespero, uma vez que se trata de uma "produção cômica" (depende do modo que for tratado possa ser uma coisa engraçada, uma comédia. Então para mim está correto depende do ponto de vista.
ResponderExcluiraii do meu ponto de vista acho que é a c ..todas estão corretas, porque o quadro do simpsons, ´´e considerado uma obra expressionista por retratar o estado psiquico do personagem , mas não transmite desespero por causa que o desenho é cômico.....
ResponderExcluirGalera a resposta correta é a (B)- Pois a III afirmativa não é verdadeira, o quadro do Homer não é uma obra expressionista!
ResponderExcluirPs: Corrigi em sala meus "ED'S" ontem, vou passar as respostas nas perguntas qe faltam :)
Detalhe, o tamanho da justificativa que vcs deram para esta resposta, na folha de ED nao caberá nem metade. Tenho duvidas se alguem da UNIP corrige isso.
ResponderExcluirAnônimo de 02/06/11. Não sei se é verídico, mas disseram que são alunos dos últimos anos de letras e pedagogia que corrigem, será que alguém confirmaria isso?
ResponderExcluirQuanto ao tamanho da justificativa é porque neste espaço em grupo podemos viajar, mas no ED temos que ser bem objetivos.
Questionei um professor sobre o espaço das justificativas, para perguntas bem claras e respostas curtas um espaço enorme e para outras que exigiriam maior reflexão um espaço ínfimo. Ele falou que estes ED são confeccionados pela sede, então só nos resta dançar conforme a música
Grata pelo comentário
ola, estou fazendo a APS sobre Transformação dos modos de socialização das crianças de Suzanne Mollo Bouvier e achei as perguntas difíceis, por favor alguém me ajuda? grata
ResponderExcluircara isso n me ajudo em nada no meu trabalha vai se fufu ¬¬
ResponderExcluirEu também estou com dificuldades na APS (autora Suzanne M Bouvier) e além disso não consegui enviar as respostas dentro do dia 17/06/2011, será que só eu tive problemas?
ResponderExcluirEi, acho seu blog muito interessante pois me ajuda bastante nos excercicios de ED.
ResponderExcluirFaço COntábeis e tenho uns excercícios de ED pra fazer, gostaria de saber se vocês podem ajudar
2. (Ministério das Relações Exteriores – Instituto Rio Branco – Cespe/UnB – 2010 – com adaptações). Leia o texto a seguir.
Poucos depoimentos eu tenho lido mais emocionantes que o artigo-reportagem de Oscar Niemeyer sobre sua experiência em Brasília. Para quem conhece apenas o arquiteto, o artigo poderá passar por uma defesa em causa própria — o revide normal de um pai que sai de sua mansidão costumeira para ir brigar por um filho em quem querem bater. Mas, para quem conhece o homem, o artigo assume proporções dramáticas. Pois Oscar é não só o avesso do causídico, como um dos seres mais antiautopromocionais que já conheci em minha vida.
Sua modéstia não é, como de comum, uma forma infame de vaidade. Ela não tem nada a ver com o conhecimento realista — que Oscar tem — de seu valor profissional e de suas possibilidades. É a modéstia dos criadores verdadeiramente integrados com a vida, dos que sabem que não há tempo a perder, que é preciso construir a beleza e a felicidade no mundo e que, por isso mesmo que, no indivíduo, é tudo tão frágil e precário.
Oscar não acredita em Papai do Céu, nem que estará um dia construindo brasílias angélicas nas verdes pastagens do Paraíso. Põe ele, como um verdadeiro homem, a felicidade do seu semelhante no aproveitamento das pastagens verdes da Terra; no exemplo do trabalho para o bem comum e na criação de condições urbanas e rurais, em estreita intercorrência, que estimulem e desenvolvam este nobre fim: fazer o homem feliz dentro do curto prazo que lhe foi dado para viver.
Eu acredito também nisso, e quando vejo aquilo em que creio refletido num depoimento como o de Oscar Niemeyer, velho e querido amigo, como não me emocionar?
Vinicius de Moraes. Para viver um grande amor. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1982, p. 134-5 (com adaptações).
Com relação às ideias desenvolvidas no texto, assinale a opção correta.
a) Vinicius de Moraes, na condição de causídico de Oscar Niemeyer, alerta para a injusta ausência de reconhecimento da capacidade de luta do arquiteto para a implementação de projetos que visem ao bem comum, dos quais a construção de Brasília é exemplo.
b) Infere-se do texto que Oscar Niemeyer, em razão das severas críticas a seu trabalho arquitetônico realizado em Brasília, contrariou sua ―mansidão costumeira‖ e escreveu um artigo em que faz a apologia da obra criada nessa cidade.
c) Vinicius de Moraes atribui a emoção nele despertada pela leitura do mencionado artigo-reportagem não só à forma dramática de relato dos fatos, mas, principalmente, à afinidade entre ele e Niemeyer no que concerne a crenças sobre a vida e a morte, parte delas referidas no depoimento do amigo Oscar.
d) Por ser um indivíduo consciente de sua fragilidade e da precariedade de ser mortal, Oscar Niemeyer, segundo afirma Vinicius de Moraes, manifesta modéstia incomum, ainda que provida de hipocrisia.
e) Vinicius de Moraes ressalta a conduta de Niemeyer, que, fundamentada em concepção materialista e visão social de seu trabalho, está pautada na busca de condições sociais benéficas para os cidadãos.
Justificativa.
meu nome não quero dizer mais estudo na UNIP Interativa ensino a distancia eu quero saber sobre o garoto propaganda e o poema eu, etiqueta esta muito difícil!alguem me ajuda, sou da noite!
ResponderExcluirtb sou da noite se eu acho que é a 1 e 2 a B
ResponderExcluirquem escreveu ta errado que povo burro caramba! com certeza é a 2 e a 3! povinho esperto né!hooo!
ResponderExcluirCaros Colegas da UNIP,a resposta desta questão é a letra "B" apenas a II está correta.
ResponderExcluirOlá,M@ria Flores
ResponderExcluirAinda não consegui fazer a justificativa,mas a resposta correta dessa postagem é sem dúvida a letra (E).
Ola pessoal preciso de ajuda em duas questoes do estudo diciplinar ..questoes sobre o texto de vinicius de moraes sobre Oscar Niemeyer e a outra sobre a propaganda do twitter desde ja agradeço ...
ResponderExcluirPESSOAL TAMBEM SOU ESTUDANTE DA UNIP E TENHO AS RESPOSTAS DE TODAS AS QUESTOES, ESSA NO CASO A RESPOSTA CORRETA É A DE LETRA: E-VINICIUS DE MORAES RESSALTA CONDUTA DE NIEMEYER, QUE, FUNDAMENTADA EM CONCEPÇÃO ....
ResponderExcluirRESPOSTA PROPAGANDA DO TWITTER:RESPOSTA CORRETA ALTERNATIVA: C- I,II E III.
ResponderExcluirA RESPOSTA DA QUESTÃO DO VINICIUS DE MORAES POSTEI ACIMA:
E a justificativa da questão do vinícius de moraes?? por favor!!!!
ResponderExcluirVocês são do curso Serviço Social, na UNIP interativa??
ResponderExcluir2. (Ministério das Relações Exteriores – Instituto Rio Branco – Cespe/UnB – 2010 – com adaptações). Leia o texto a seguir.
ResponderExcluirPoucos depoimentos eu tenho lido mais emocionantes que o artigo-reportagem de Oscar Niemeyer sobre sua experiência em Brasília. Para quem conhece apenas o arquiteto, o artigo poderá passar por uma defesa em causa própria — o revide normal de um pai que sai de sua mansidão costumeira para ir brigar por um filho em quem querem bater. Mas, para quem conhece o homem, o artigo assume proporções dramáticas. Pois Oscar é não só o avesso do causídico, como um dos seres mais antiautopromocionais que já conheci em minha vida.
Sua modéstia não é, como de comum, uma forma infame de vaidade. Ela não tem nada a ver com o conhecimento realista — que Oscar tem — de seu valor profissional e de suas possibilidades. É a modéstia dos criadores verdadeiramente integrados com a vida, dos que sabem que não há tempo a perder, que é preciso construir a beleza e a felicidade no mundo e que, por isso mesmo que, no indivíduo, é tudo tão frágil e precário.
Oscar não acredita em Papai do Céu, nem que estará um dia construindo brasílias angélicas nas verdes pastagens do Paraíso. Põe ele, como um verdadeiro homem, a felicidade do seu semelhante no aproveitamento das pastagens verdes da Terra; no exemplo do trabalho para o bem comum e na criação de condições urbanas e rurais, em estreita intercorrência, que estimulem e desenvolvam este nobre fim: fazer o homem feliz dentro do curto prazo que lhe foi dado para viver.
Eu acredito também nisso, e quando vejo aquilo em que creio refletido num depoimento como o de Oscar Niemeyer, velho e querido amigo, como não me emocionar?
Vinicius de Moraes. Para viver um grande amor. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1982, p. Preciso com urgencia min ajuda
PROPAGANDA DO TWITTER preciso da justificativa estou preciso pra ontem
ResponderExcluirRESPOSTAS DO ED- estão corretas
ResponderExcluirVista cansada. letra D;
Milton Santos LETRA B;
Texto de Vinícius de Moraes LETRA E;
Tela renascentista lETRA B;
Twitter letra C.
Sigo o blog mas não consegui inserir o nome.
alguem tem as justificativas do ED?
ResponderExcluirQUERIDOS BLOGUEIROS...
ResponderExcluiras respostas das EDs e APS vcs até podem encontrar sem nenhum esforço por parte dos neurônios mas as justificativas já é demais. O interessante seria a troca de informações e o debate das mesmas p aí sim cada um justificar da melhor maneira e não a simples cópia de respostas bem elaboradas. Pensem bem, se eu faço com todo empenho minhas justificativas passarei as mesmas para alguém?Jamais, isso não é ajudar, é tornar a educação um caos. O plagiador apropria-se indevidamente das respostas de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.
Reflitam... discutir, debater, troca de ideias SIM! Plagiar, JAMAIS!
No Brasil o plágio é considerado crime e sua principal referência é a lei 9610.
ResponderExcluirConcordo com você anônimo. Postei as respostas do ED agora é necessário que se use o bom senso.
ResponderExcluirvou justificar,e mandarei pra quem quiser,as justificativas,estou aqui pra ajudar quem precisa e nao tem tempo.Nao é a toa que estou fazendo serviço social.Assim que terminar vou colocar as justificativas,e pra vcs que nao querem ajudar,nao visita esse blog,e muito menos nao pertubam quem precisam.vão a merda!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirse alguem tiver a boa vontade de ajudar a quem precisa poderia postar tambem as justificativas
ResponderExcluirAmanda
ResponderExcluirAqui é um local para um público de alunos que pensam e raciocinam. Merecemos respeito. Juntos poderemos compartilhar conhecimentos sem a necessidade de coisas pequenas.
além de pensar e raciocinar anonimo,nós ajudamos,compartilhamos,trocamos ideias,e tem mais anonimo,mutos alunos que optaram a estudar a distancia,a maioria trabalham,cuida de casa,dos filhos,do marido,tem contas a pagar,trabalho de escola pra fazer,prova pra estudar,só uma pessoa que passa por tudo isso, que certamente não é seu caso,sabe que eu estou falando.
ResponderExcluircalma pessoal, vamos postar somente a idéia principal de cada questão e cada um responde sua questão como achar melhor...
ResponderExcluirEstamos aqui para ajudar... Não para piorar a situação.
Amanda, quem dá mão sempre será segurado.
ResponderExcluirAbraços
Boa Noite pessoal
ResponderExcluirQuem tiver a justificativa me ajude temos que entregar dia 30/09/11, por favor, agradeço desde já.
Aqui em SP-norte já estamos em época de provas, nosso ed. é diferente, e infelizmente com esta maratona fica difícil atualizar o blog. Mas continuem postando as perguntas completas, quem sabe alguém pode ajudar mais rapidamente. Infelizmente a nossa turma de direito só poderá verificar os eds. depois das provas.
ResponderExcluirBeth Skill
Boa tarde, eu olhei no calendário e data para fazer as questões e enviar é até dia 30/09, mas para entregar no polo é até dia 21/10. Vamos fazer com calma. Verifiquem em seus calendários...Boa sorte a todos!
ResponderExcluirconseguiu justificar estudo disciplinares
ResponderExcluirA PROVA POLTICA SOCIAIS ECONOMIA APLICADA E PSCOLOGIA JA FEZ VAMOS FAZER DIA 30/09/2011 PODE AJUDAR.
ResponderExcluircoseguiu justificar estudo disciplinares me manda justificativa.beijos
ResponderExcluirJustificativa do texto Vista Cansada
ResponderExcluirComentário:
Questão sobre interpretação de texto: relação de causa e conseqüência.
Embora seja sempre recomendado ler o texto inteiro em uma questão como essa, vamos colocar, aqui, apenas os dois últimos períodos a que o enunciado faz referência:
“Nossos olhos se gastam no dia a dia, opacos. É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença."
O primeiro período apresenta a ideia de que o os olhos (sentido metafórico!) se gastam no dia a dia, isto é, na rotina diária. Isso faz com que nossa percepção dos fatos fique opaca, ou seja, não somos capazes de ver o que nos cerca para valorizar tudo como se deve. Em outras palavras, a rotina leva à falta de percepção das coisas.
O segundo período inicia-se pela expressão “é por aí”, e isso significa que a ideia apresentada no período anterior é entendida como a causa do que será apresentado.
O segundo período apresenta, então, a ideia de que a falta de percepção dos fatos (causada pela rotina) gera a indiferença, logo a indiferença é uma consequência da não percepção dos fatos.
>>> Resumido:
A rotina causa a não percepção.
A não percepção é consequência da rotina.
A não percepção causa a indiferença.
A indiferença é consequência da não percepção.
Vejamos cada alternativa dessa questão:
Em (A), afirma-se que a rotina é consequência da indiferença – (falso).
Em (B), afirma-se que a indiferença é a causa da falta de percepção – (falso).
Em (C), afirma-se que a ausência de percepção é causa da rotina – (falso).
Em (D), afima-se que a rotina causa a falta de percepção, e essa falta de percepção tem como consequência a indiferença, ou seja, a indiferença é consequência da não percepção – (verdadeiro)
Em (E), afima-se que a ausência de percepção é consequência da indiferença – (falso)
para de brigar e copiar logoo a respostas ele, quem é mais BURRO que ta querendo ajudar ou quem ta querendoo brigar ?
ResponderExcluirobrigadoo aluno de S.SOCIAL.
o gente, vamos fazer as justificativas...
ResponderExcluire as outras?
ResponderExcluirEM RELAÇÃO AO TWITTER: EU NÃO ENTENDO COMO A LETRA C PODE ESTA CERTA SE INCLUI O l.COMO PODE CAUSAR ESTRANHAMENTO SE A PROPAGANDA SERIA NA DECADA DE 50?
ResponderExcluirTambém não entendi apenas a do twitter....
ResponderExcluirO estranhamento seria pq na década de 50 ainda não existia a internet, mt menos TWITTER.
ResponderExcluirolá meu nome é videlmara, faço o curso de serviço social pela UNIP interativa e estou disposta a ajudar quem quer que seja, estou no 4º semestre e sei o quanto é complicado trabalhar e estudar, por isso contém sempre com a minha ajuda, inclusive para montar o projeto na disciplina de OBSERVAÇÃO ORIENTADA, meu email é videlmara@hotmail.com, abraços........
ResponderExcluirOI PESSOAL, eu videlmara gostaria de dizer que em todas as disciplinas em que fiz as provas, eu tirei 10 em todas, aguém que ficou de exame; pode entrar em contato que eu ajudo, bjs
ResponderExcluirPOLÍTICA SOCIAL EM SAÚDE
OBSERVAÇÃO ORIENTADA
ECONOMIA APLICADA
PSICOLOGIA E GRUPOS SOCIAIS........
E QUE VENHAM AS OUTRAS, BJSSSSSS.
OLÁ VIDELMARA! SOU SANDRA SANTOS. GOSTARIA Q VC ME AJUDASSE NAS DISCIPLINAS ECONOMIA APLICADA E POLÍTICA SOCIAL EM SAÚDE. ABRAÇO.E FIQUE COM DEUS. .
ExcluirFaço administração e queria agradecer por esse blog, ele me ajuda muito. Quero te parabenizar por dividir seu conhecimento conosco.
ResponderExcluirOlá bom dia!!!!!!quem ainda não fez as justificativas do ED pode entrar em contato comigo, videlmara@hotmail.com, estou a disposição e posso ajudá-los já fiz o as minhas e estou com várias jsutificativas prontas para mandá-las a quem quiser, bjs....
ResponderExcluirEu estou precisando muito, tamabém faço curso de serviço social vildemara e eu estou no quarto semestre também. vou te adiccionar.
ResponderExcluirMeu nome é Fabíola
Ola videlmara@hotmail.com,sera que nao era mais facil vc ja colocar as justificativas aqui, do que ficar mandando um por um pra cada pessoa que te add... alias nao precisa dar as justificativas mas pelo menos da a sua opiniao para que possamos discutir e assim chegarmos a uma boa justificativa.
ResponderExcluireu não consegui justificar a resposta abaixo.
ResponderExcluiralguém pode me ajudar?
e.
Vinicius de Moraes ressalta a conduta de Niemeyer, que, fundamentada em concepção materialista e visão social de seu trabalho, está pautada na busca de condições sociais benéficas para os cidadãos