sábado, 24 de julho de 2010

13- Elegia holandesa José Paulo Paes
águamolepedradura
águaáolepedradura
águaáglepedradura
águaáguepedradura
águaáguapedradura
águaáguaáedradura
águaáguaágdradura
águaáguaáguradura
águaáguaáguaadura
águaáguaáguaádura
águaáguaáguaágura
águaáguaáguaágura
águaáguaáguaáguaa
águaáguaáguaáguaá


15- Teresa (Manuel Bandeira)
A primeira vez que vi Teresa
Achei que ela tinha pernas estúpidas
Achei também que a cara parecia uma perna
Quando vi Teresa de novo
Achei que os olhos eram muito mais velhos que o resto do corpo
(Os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando que o resto do corpo nascesse)
Da terceira vez não vi mais nada
Os céus se misturaram com a terra
E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face das águas


16- Saudade ( Patativa do Assaré)
(Antônio Gonçalves da Silva Do livro Ispinho e Fulô – Patativa do Assaré

Saudade dentro do peito
É qual fogo de monturo
Por fora tudo perfeito,
Por dentro fazendo furo.

Há dor que mata a pessoa
Sem dó e sem piedade,
Porém não há dor que doa
Como a dor de uma saudade.

Saudade é um aperreio
Pra quem na vida gozou,
É um grande saco cheio
Daquilo que já passou.

Saudade é canto magoado
No coração de quem sente
É como a voz do passado
Ecoando no presente.

A saudade é jardineira
Que planta em peito qualquer
Quando ela planta cegueira
No coração da mulher,
Fica tal qual a frieira
Quanto mais coça mais quer.


18 - Poema do tempo ( Ricardo Azevedo )

Tem o importante que sabe que é comum
Tem o comum que se acha importante
Tem o diamante que sabe que é pedra
Tem a pedra que se acha diamante
Enquanto isso, o tempo passa levando
comuns, importantes, pedras e diamantes

19-Se eu fosse um padre (Mário Quintana) Se eu fosse um padre,
eu, nos meus sermões,
não falaria em Deus nem no Pecado
— muito menos no Anjo Rebelado
e os encantos das suas seduções,
não citaria santos e profetas:
nada das suas celestiais promessas
ou das suas terríveis maldições...
Se eu fosse um padre eu citaria os poetas,
Rezaria seus versos, os mais belos,
desses que desde a infância me embalaram
e quem me dera que alguns fossem meus!
Porque a poesia purifica a alma
...e um belo poema — ainda que de Deus se aparte —
um belo poema sempre leva a Deus!


21- MOTIVO ( Cecilia Meireles )
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei.
Não sei se fico ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.


23- Sentimento do Mundo – Carlos Drumond de Andrade
Sentimento do mundo
Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor.
Quando me levantar, o céu
estará morto e saqueado,
eu mesmo estarei morto,
morto meu desjeo, morto
o pântano sem acordes.
Os camaradas não disseram
que havia uma guerra
e era necessário
trazer fogo e alimento.
Sinto-me disperso,
anterior a fronteiras,
humildemente vos peço
que me perdoeis.
Quando os corpos passarem,
eu ficarei sozinho
desafiando a recordação
do sineiro, da viúva e do microscopista
que habitavam a barraca
e não foram encontrados
ao amanhecer
esse amanhecer
mais que a noite.

24- Os poemas – Mário Quintana
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti ...

25- Das Pedras – Cora Coralina
Das Pedras
Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.
Uma estrada,
um leito,
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.
Entre pedras
cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras
e plantando flores.
Entre pedras que me esmagavam
Levantei a pedra rude
dos meus versos.

13 comentários:

  1. eu goste muito dessas poesia e gostei muito

    ResponderExcluir
  2. EU GOSTEI DO POEMA 16 PORQUE É LINDO LEGAL EMOCIONANTE E MUITO ENGRAÇADO
    ACHEI DA HORA É CRIATIVO.

    ResponderExcluir
  3. o poema 16 é muito lindo e interessante
    e legal fala coisas emocionante é muito
    criativo.

    ResponderExcluir
  4. eu achei muito interessante e gostei desse poema
    por que passaro que eu achei bem legal

    ResponderExcluir
  5. eu gostei do poema 13 ele e legal como disse
    agua mole pedra dura

    ResponderExcluir
  6. eu gosto de poema de natal


    eu axe muito bonito y muito legal eu
    nancy 5c

    ResponderExcluir
  7. eu achei bastante legal e muito interessante e o
    poema fala de um passaro que eu achei bastante
    legal e criativo.

    ResponderExcluir
  8. Kate e elaine
    5ªC
    Adoramos todos os poemas menos Elegia Holandesa.

    ResponderExcluir
  9. wenas8°B

    eu gostei da poesia 10 por que ela é legal

    ResponderExcluir
  10. Guilherme
    Teresa (Manuel Bandeira)
    eu gostei porque fala sobre comédia que é muito engraçado

    ResponderExcluir
  11. EU GOSTEI PORQUE POEMA E SEMPRE BOM E A GENTE PODE LER COISA MARAVILHOSA E DIVERTIDA AO MESMO TEMPO.

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei porque a poesia é rimada e é muito gostosa de ler

    ResponderExcluir
  13. BOM A POESIA 21 E 16 SÃO BEM CRIATIVAS E DE BOM GOSTO PARABÉNS AOS AUTORES

    ResponderExcluir