domingo, 13 de novembro de 2011

Estudos disciplinares - Novela Viver a vida

Exibida em 2009, pela Rede Globo, a novela "Viver a vida", de Manuel Carlos, abordou a importância da medicina paliativa no tratamento que visa a melhorar a qualidade de vida dos pacientes para os quais a cura não é mais possível e a qualidade de vida está ou estará em breve deteriorada. Os médicos “de mentira” da novela oferecem um tratamento paliativo aos pacientes internados no hospital onde trabalham. Agora, os médicos “de verdade” querem que o procedimento deixe de ser só ficção para virar realidade. No entanto as práticas sociais mostram que o discurso ficcional é distante do paciente que necessita do amparo da saúde pública brasileira.
Observe as duas figuras a seguir.
Levando-se em consideração que o termo "paliativo" vem do latim palium e significa manto protetor, apresente argumentos capazes de comprovar que a figura 2 é uma negação da figura
1 no que concerne à situação real da saúde brasileira.
Na figura 1, cena da novela viver a vida, em que a médica, o marido e a filha da paciente estão em atitude carinhosa com a mesma
Na figura 2  Existe um abismo separando o médico e os pacientes em uma fila.. Quem consegue chegar a um atendimento adequado e necessário é um sortudo, os outros morrem na fila por falta de atendimento


A figura 2 é totalmente contraria a figura l,
Justificativa A figura 1 demonstra amor, consideração e todo um procedimento importante para a melhora do paciente enquanto que a figura 2 contrasta mostrando a realidade em que vivemos, filas enormes para ser atendidos em hospitais causando uma longa espera que resulta muitas vezes em mortes e sequelas  irreversíveis, existe mesmo um abismo entre a saúde e o doente.


Observação: Não tenho as alternativas

12 comentários:

  1. Ola tudo bem com você? Meu nome é Gilberto e sinceramente não tenho como agradecer a voce pela a ajuda que vem me dando em meu curso de pedagogia. Sou grato a Deus pela sua vida, pois sempre que preciso de ajuda voce está ai nos ajudando, em nossos trabalhos. Muito obrigado mesmo! Abração precisando de mim pode contar comigo tambem!

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  2. boa noite,somos alunos de matematica e temos muita dificuldaddes em materias que envolve humanas, por isso pedimos encarecidamente a sua ajuda.ç

    estamos tentando resolve essa materia em questão, a qual voce postou a medicina paliativa.
    desde ja agradeço

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  3. OLA PRECISO DE AJUDA POIS NÃO ESTOU CONSEGUINDO ACHAR AS RESOSTA SOBRE O ,WITTER,OSCAR NIEMEYER,NILTON SANTO,VISTA CANSADA,NOS PAISES NOVOS;POR FAVOR BETH ME AJUDA ESTOU PRECISANDO MUITO DE TIRAR BOAS NOTTAS NESTE BIMESTRE.

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  4. 1.
    Milton Santos, um dos maiores geógrafos brasileiros, falecido em 2001, escreveu várias obras sobre aglobalização. Leia o trecho abaixo com atenção e, em seguida, observe a charge de Angeli.
    Contra o globalitarismo. Pobres seriam o agente político da nova globalização proposta por Milton Santos
    Essa globalização não vai durar. Primeiro, ela não é a única possível. Segundo, não vai durar como está porque como está é monstruosa, perversa. Não vai durar porque não tem finalidade (
    Milton Santos
    ).

    No livro
    Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal
    , Milton Santos observa aglobalização sob três óticas: como fábula, perversidade e possibilidade para o futuro. A fábula é propagada porEstados e empresas, que colocam a globalização como fato inevitável. A imposição desse "pensamento único"naturaliza o caráter perverso do fenômeno e constitui o que Milton chamava "violência da informação". Aperversidade da globalização se revela na medida em que seus benefícios não atingem sequer um quarto dapopulação mundial, ao custo da pauperização de continentes inteiros. Vista como possibilidade para o futuro, elapassaria a empregar as técnicas de forma mais solidária, de modo a derrubar o globalitarismo - termo cunhado porMilton que agrega ao conceito de globalização a noção de totalitarismo.
    Fonte:
    AGUIAR, Raquel.
    Ciência Hoje
    , dezembro/2001 (com adaptações).Disponível em. Acesso em 13 ago. 2010.Disponível em . Acessoem 13 ago. 2010.
    Considere as afirmações que seguem e assinale a alternativa certa.I.

    O texto afirma que Milton Santos considerava a globalização um processo perverso, em que a riqueza depoucos implica a pobreza de muitos.II.

    A charge é uma crítica à globalização, uma vez que mostra que não há igualdade econômica entre asregiões.

    6
    III.

    No mapa da charge, Angeli colocou aleatoriamente os rótulos de ―ricos‖ e ―pobres‖, não tendo qualquer
    preocupação com a divisão real do globo.a)

    Todas as afirmações estão corretas.b)

    Somente as afirmações I e II estão corretas.c)

    Somente as afirmações I e III estão corretas.d)

    Somente as afirmações II e III estão corretas.e)

    Somente a afirmação I está correta.Justificativa.
    2.
    (Enade - 2010). Leia o texto abaixo.Infere-se do texto que, sob o ponto de vista fundiário, o problema do desmatamento na Amazônia Legal estácentradoa)

    nos grupos engajados na política de proteção ambiental, pois eles não aprofundaram o debate acerca daquestão fundiária.b)

    nos povos indígenas, pois eles desmataram a área que ocupavam mais do que a comunidade de assentadospelo INCRA.c)

    nos posseiros irregulares e proprietários regularizados, que desmataram mais, pois muitos ainda não estãointegrados aos planos de manejo sustentável da terra.d)

    nas unidades de conservação, que costumam burlar leis fundiárias; nelas, o desmatamento foi maior do que orealizado pelos assentados pelo INCRA.e)

    nos assentamentos regulamentados pelo INCRA, nos quais o desmatamento foi maior do que o realizado pelosdonos de áreas privadas da Amazônia Legal.Justificativa.
    De agosto de 2008 a janeiro de 2009, o desmatamento na Amazônia Legal concentrou-se em regiões específicas.Do ponto de vista fundiário, a maior parte do desmatamento (cerca de 80%) aconteceu em áreas privadas ou em diversos estágios de posse. O restante do desmatamento ocorreu em assentamentos promovidos pelo INCRA,conforme a política de Reforma Agrária (8%), unidades de conservação (5%) e em terras indígenas (7%).
    Disponível em . Acesso em 26 ago. 2010 (com adaptações).



    BETH PRECISO DA SUA AJUDA POR FAVOR ME ESCLAREÇA ESSA QUESTÃO!!
    OBRIGADA

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  5. ALGUÉM PODE MIM AJUDAR NESSA QUESTÃO DO ED:
    Ao discutirmos a educação ambiental nos deparamos com a abrangência de temas que estão ligados a esfera política, cultural e econômica da sociedade. Constatamos que o papel da educação ambiental é a instauração de uma pedagogia da diversidade, num processo educativo dinâmico que extrapole o controle das ideias dando importância a reflexão e as práticas coletivas capazes de mudar a realidade social. Observando a tirinha abaixo podemos deduzir que as conseqüências dessa estória poderiam ser evitadas se alguns princípios defendidos pelos autores no texto A função social da educação ambiental nas práticas colaborativas: participação e engajamento fossem respeitados. São eles:
    a.

    As práticas reflexivas de educação ambiental buscam uma educação que assuma a complexidade, a globalidade, a criticidade e a responsabilidade pelo destino comum da humanidade, sem desrespeitar as identidades culturais e a diversidade das múltiplas sociedades que fazem parte do planeta.
    b.

    As práticas reflexivas de educação ambiental buscam uma educação que assuma a complexidade, a globalidade, a criticidade e a responsabilidade pelo destino comum da humanidade, porém deve-se levar em consideração que algumas culturas humanas estão mais alinhadas ao progresso do que outras.
    c.

    As práticas reflexivas de educação ambiental buscam uma educação que assuma a complexidade, a globalidade, a criticidade e a responsabilidade pelo destino comum da humanidade, porém deve-se ter em mente que a ética do mercado que estimula o consumismo, o individualismo e a competitividade prevalece.
    d.

    As práticas reflexivas de educação ambiental buscam uma educação que assuma a complexidade, a globalidade, a criticidade e a responsabilidade pelo destino comum da humanidade, sem deixar de lado o papel das iniciativas governamentais como condutoras desse processo.
    e.

    As práticas reflexivas de educação ambiental buscam uma educação que assuma a complexidade, a globalidade, a criticidade e a responsabilidade pelo destino comum da humanidade, sem esquecer que o desenvolvimento sustentável é resultado das escolhas do setor produtivo da sociedade.

    GOSTEI MUITO DESSE BLOG,FICAM COM DEUS!BJUS
    TALITA CUMI

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  6. (Ministério das Relações Exteriores – Instituto Rio Branco – Cespe/UnB – 2010). Leia o texto a seguir.

    Nos países novos, nas terras ainda sem tipo étnico absolutamente definido, onde o sentimento d’Arte é silvícola, local, banalizado, deve ser espantoso, estupendo o esforço, a batalha formidável de um temperamento fatalizado pelo sangue e que traz consigo, além da condição inviável do meio, a qualidade fisiológica de pertencer, de proceder de uma raça que a ditadora ciência d’hipóteses negou em absoluto para as funções do Entendimento e, principalmente, do entendimento artístico da palavra escrita.

    Deus meu! Por uma questão banal de química biológica do pigmento ficam alguns mais rebeldes e curiosos fósseis preocupados, a ruminar primitivas erudições, perdidos e atropelados pelas longas galerias submarinas de uma sabedoria infinita, esmagadora, irrevogável! (...)

    Ah! Esta minúscula humanidade, torcida, enroscada, assaltando as almas com a ferocidade de animais bravios, de

    garras aguçadas e dentes rijos de carnívoro, é que não pode compreender-me.

    Sim! Tu é que não podes entender-me, não podes irradiar, convulsionar-te nestes efeitos com os arcaísmos duros da tua compreensão, com a carcaça paleontológica do Bom Senso

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  7. alguem pode me ajudar a responder essa questao de ed

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  8. Resposta do texto sobre:..."Nos países novos, nas terras ainda sem tipo étnico..." é alternativa b. Nesse texto, Cruz e Sousa questiona o rigor das explicações científicas e menciona uma - ciência d´hipóteses para mostrar o relativismo do conhecimento e as distorções a que muitos analistas podem chegar ao defenderem as suas teses.

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  9. Olá Beth , voçê pode me ajudar por favor preciso fazer um trabalho de Pedagogia sobre o texto O MENINO E A CAIXA de Andrea Ramal , preciso saber o que esse texto quer nos passar URGENTE !!
    OBRIGADA!!


    Todos os dias ele sentava na mesma sala e, como de costume, abria a sua caixa.

    Quando o entregador de objetos chegava, cumprimentava-o e começava a lançar-lhe as coisas preparadas para aquele dia. À medida que estas eram lançadas, ele as guardava, indiscriminadamente, dentro da caixa.

    No início tentara dividir o espaço em compartimentos, e cada objeto ia para seu lugar, de acordo com seu gênero e função. Depois as coisas foram ficando confusas: havia objetos sem função aparente, e era difícil entendê-los ou catalogá-los. Havia também compartimentos totalmente cheios, enquanto outros permaneciam quase vazios, e como os objetos se acumulavam teve que começar a sobrepor os elementos. Assim, com uns sobre os outros, e sobre estes os novos que chegavam a cada dia, quase não sobrava espaço livre, e os objetos se amassavam e se achatavam no fundo e pelos lados da caixa, inutilizados e esquecidos, deformando-a toda.

    Não havia mais lugar, mas os objetos não paravam de ser jogados pelo entregador para dentro da caixa, que ficava aberta especialmente com esse fim. Alguns novos, outros muito parecidos com coisas que já havia dentro dela. Mesmo que fossem totalmente idênticos, ele os guardava.

    Quando o entregador de objetos terminava sua rotineira tarefa, ele então fechava mecanicamente sua caixa, amassava e espremia como podia os objetos sobrepostos, como numa mala em que não cabem as coisas de volta da viagem. Depois saía da sala, esquecendo-se deles até o dia seguinte.

    Mas houve um dia em que os lados da caixa começaram a ceder. O entregador de objetos ficou atento: pensou que de dentro dela, vazando pelos lados, talvez pudessem sair objetos novos, frutos de uma combinação criativa de tudo o que jogara durante todo aquele tempo.

    Mas não: eram apenas peças soltas, desconexas, pedaços das velhas coisas amassadas que haviam se quebrado, partidas dentro da caixa apertada.

    Os objetos vazavam e a caixa estremecia, como um vulcão que se preparasse para entrar em erupção. E assim aconteceu o inevitável: depois de se sacudir em estranhos movimentos sem nenhum ritmo, a caixa simplesmente se rompeu numa explosão que lançou os objetos em múltiplas direções, fragmentos de mil cores, pela sala e pelo espaço.

    Foi quando ele, olhando com expectativa para a própria caixa esvaziada, viu de seu fundo nascendo, pequena, uma coisa nova, estranha e desengonçada, mas surpreendentemente linda.

    Era, muito tímida e despretensiosa, a sua primeira idéia.

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  10. Olá, bom dia! Gostaria de saber se você tem as respostas de 02 trabalhos de ED do primeiro semestre de 2011 da Unip. Qual é o seu e-mail para eu enviar? Obrigada! o meu é souzadeoliveira@yahoo.com.br. Obrigada

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  11. pode de me ajudar a responder
    .
    (UFSCAR

    VUNESP

    2008

    com adaptações). Leia a tirinha abaixo.
    Luís Fernando Veríssimo.
    As cobras
    (com adaptações).
    O efeito de humor da tirinha é resultadoa)

    da expectativa dos visitantes em relação às péssimas condições da Terra.b)

    do contraste provocado entre a expectativa dos extraterrestres e a consciência do leitor sobre as reaiscondições do planeta.c)

    da veracidade das informações trazidas pelos visitantes sobre a terra a ser conhecida.d)

    do anseio dos alienígenas para visitarem o Sol, além da Terra.e)

    da descrição dos alienígenas como seres galácticos invasores e destruidores

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