sexta-feira, 17 de junho de 2011

Questão 5 - Coleta de plantas Nativas- Biopirataria

Pessoal um anônimo mandou esta questão, gostaria de colocar o nome. Se você mandar o nome dou o devido crédito em outro post. ok.
Beth vi que uma colega estava em duvida nesta questão, então encontrei a questão comentada no enade de 2007, espero que possa contribuir em algo.
QUESTÃO 5
Leia o esquema abaixo.
1 - Coleta de plantas nativas, animais silvestres, microorganismos e fungos da floresta Amazônica.
2 - Saída da mercadoria do país, por portos e aeroportos, camuflada na bagagem de pessoas que se disfarçam de turistas, pesquisadores ou religiosos.
3 - Venda dos produtos para laboratórios ou colecionadores que patenteiam as substâncias provenientes das plantas e dos animais.
4 - Ausência de patente sobre esses recursos, o que deixa as comunidades indígenas e as populações tradicionais sem os benefícios dos royalties.
5 - Prejuízo para o Brasil!
Com base na análise das informações acima, uma campanha publicitária contra a prática do conjunto de ações apresentadas no esquema poderia utilizar a seguinte chamada:
(A) Indústria farmacêutica internacional, fora!
(B) Mais respeito às comunidades indígenas!
(C) Pagamento de royalties é suficiente!
(D) Diga não à biopirataria, já!
(E) Biodiversidade, um mau negócio?
Autora: Prof. Dr. Valéria Pinheiro Raymundo (FALE – Depto. de Est. Linguísticos)

Tipo de questão: escolha simples Conteúdo avaliado: Competência textual, interpretação e compreensão em leitura.
Alternativa correta: D
Percentual de acertos: 57,6%

Comentário: A questão 5 apresenta um texto publicitário e propõe ao respondente que selecione a melhor chamada para representar um conjunto de cinco ações. Esta chamada publicitária, equivalente a um título para o texto, é a frase que melhor resume as informações, que mais chama atenção, que tem maior relevância.
Segundo Menegassi e Chaves (2000), o título é uma síntese precisa do texto, cuja função é estratégica na sua articulação. O título nomeia o texto após sua produção, sugere o sentido desse, desperta o interesse do leitor para o tema, estabelece vínculos com informações textuais e extratextuais, e contribui para a orientação da conclusão a que o leitor deverá chegar.
Para elaborar um título adequado, articulando todas as partes do texto, é preciso que se apreenda o significado global, que se resuma, ou melhor, que se compreenda, interprete o texto.
Em todas as ações propostas no esquema, podemos encontrar referências à exploração indevida da fauna e flora brasileira: na Ação 1, encontramos as pistas coleta de plantas nativas, animais silvestres, microorganismos e fungos da floresta Amazônica; na Ação 2, identificamos as pistas saída de mercadoria do país, camuflada na bagagem, pessoas que se disfarçam...; na Ação 3 nos deparamos com as pistas venda para laboratórios ou colecionadores, patenteiam as substâncias...; na Ação 4, encontramos as dicas: ausência de patente..., comunidades locais ficam sem benefícios de royalties; por fim, na Ação 5, nos deparamos com prejuízo para o Brasil.
Todas essas pistas estão vinculadas à “biopirataria” e indicam que essas ações devem ser combatidas imediatamente. Através das palavras e expressões coleta (Ação 1), saída e camuflada (Ação 2), venda e patenteiam (Ação 3), ausência de patente e sem os benefícios (Ação 4), prejuízo (Ação 5), podemos identificar o percurso que a prática ilícita da biopirataria segue até resultar na ação “maléfica” de prejudicar o país. Por essa razão, a alternativa que melhor resume as idéias apresentadas é a D: Diga não á pirataria, já!
As demais alternativas estão erradas pelos seguintes motivos: (A) não considera os colecionadores, mencionados na Ação 3, como agentes da prática; (B) restringe os prejuízos aos índios, não considerando outras populações; (C) contradiz o que é dito na Ação 4, em relação aos royalties; por fim, (E) é um desvio do tópico, já que afasta-se do tema com a palavra “biodiversidade”.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MENEGASSI, Renilson José; CHAVES, Maria Izabel Afonso. O título e sua função estratégica na articulação do texto. Linguagem & Ensino, v. 3, n. 1, 2000 (27-44) Universidade Estadual de Maringá.

20 comentários:

  1. As postagens dessas EDs me Ajudaram bastante OBRIGADUU BJJUUUSSSS

    ResponderExcluir
  2. amei essas postagens.. obrigada Bheth.....
    cintya

    ResponderExcluir
  3. AMEI MUITOOOO MIM AJUDOU MUITOOOO

    ResponderExcluir
  4. OI, SEMPRE IMPRIMO AS PERGUNTAS DA ED POR ESTE SITE,VCS VÃO POSTAR?
    VCS AJUDAM MUITO...OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  5. Ola, estou tentando localizar algumas atividades, mas não estou tendo sucesso, gostaria de mostrar minhas atividades para juntos resolver-mos, como posso fazer?

    ResponderExcluir
  6. ALGUEM PODE ME AJUDAR NESSE TRABALHO URGENTE POR FAVOR?

    Após a leitura estabeleça uma relação entre a Escola de Educação Infantil e a curiosidade das crianças. Escrevam um texto procurando responder a seguinte questão: é possível a existência de uma escola que não deforme as crianças? Argumente em favor do seu posicionamento .

    O texto é do Rubem Alves ( Curiosidade é uma coceira na cabeça )

    ResponderExcluir
  7. ALGUEM PODE ME AJUDAR NESSE TRABALHO URGENTE POR FAVOR?

    Após a leitura estabeleça uma relação entre a Escola de Educação Infantil e a curiosidade das crianças. Escrevam um texto procurando responder a seguinte questão: é possível a existência de uma escola que não deforme as crianças? Argumente em favor do seu posicionamento .

    O texto é do Rubem Alves ( Curiosidade é uma coceira na cabeça )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carmba Jessica, o texto não é dificil, por que vc não deixa a preguicinha de lado e procura interpretar este texto com base no que vc já estudou?? Desenrola Mulher!!! Coragem vc consegue fazer esse trabalho na boa, acredite vc pode! ou vc quer ser só mais uma professora neste país sem criatividade???

      Excluir
  8. Nossa a Jéssica pediu uma ajuda, pois são tantos trabalhos que se de repente alguém dá uma luz a criatividade vem mais branda. Enfim Jéssica já o fiz, mas fiz baseado no que tenho presenciado em sala de aula, pois tenho passado pelo estágio, mas "amiga" não discordo do comentário acima não. Senta, relaxa leia mais de uma vez e então passe a elaborar em cima do que você vir a interpretar. Não queira somente cumprir uma meta, queira dias, anos depois se alguém vir a pedir ajuda sobre esse tema você possa vir e dar a luz que nós estudantes muitas vezes precisamos. O dia a dia é uma correria e se alguém às vezes no estender a mão é de valiosa e religiosa ajuda.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!
    Gostaria de deixar claro que em hipótese alguma solicitei ajuda para obter o trabalho pronto, pois como o Anônimo disse eu não quero ser mais uma professora sem criatividade neste país, somente gostaria de dividir opiniões ,pois acho que este site é para uns ajudarem aos outros enfim .Minha pergunta era se
    (voçês acham que é possível a existência de uma escola que não deforme as crianças? )somente isso talvez não tenha elaborado bem a minha pergunta .

    fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Qual a resposta certa pq já fiz 2 vezes e só tiro 7

      Excluir
  11. valeu beth você é de+ me ajudou muito .obrigada

    ResponderExcluir
  12. valeu beth você é de+ me ajudou muito .obrigada

    ResponderExcluir
  13. site, maravilhoso!!!
    Me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada. Você esclarece demais.otimo

    ResponderExcluir
  15. Agradeço imensamente me ajudou d+!

    ResponderExcluir
  16. Agradeço muito bom mesmo ajudou bastante

    ResponderExcluir