terça-feira, 5 de abril de 2011

Estudos disciplinares - Para Participar de um jogo, nove pessoas ... Comentar

Cesgranrio TERMORIO/2009 com adaptações) Para participar de um jogo, nove pessoas formam uma roda em que cada uma delas é numerada, como ilustrado na figura abaixo.
A partir de uma dessas pessoas, excluindo-a da contagem, contam-se cinco pessoas no sentido horário. Essa 5ª pessoa continua na roda, mas é eliminada do jogo, não participando das próximas contagens.
A partir dessa 5 ª pessoa, excluindo-a da contagem, contam-se, no sentido horário, 5 pessoas que ainda estão no jogo. Essa 5 a pessoa continua na roda, mas é eliminada do jogo, não participando das próximas contagens e assim por diante, até que reste apenas uma pessoa, que será declarada a vencedora. A seguir, estão ilustradas as etapas do jogo, no caso de ele ser iniciado pela pessoa de número 1. Note que a pessoa de número 9 é a vencedora.
Se o jogo começar pela pessoa de número 3, a pessoa vencedora será aquela de número
a) 2 b) 3. c) 1. d) 6. e) 9.
Resposta correta A
Justificativa. O vencedor será sempre o jogador que está posicionado antes da pessoa que inicia o jogo , portanto o vencedor é jogador de número 2 (( cinco pula um entre você e o excluído restarão 4 )
Utilizando o quadro exemplificativo, percebe-se que a contagem iniciou-se do n°1, sendo o n°9 o vencedor, ou seja, o número está uma posição anterior, portanto, o vencedor será o n° 2, visto que este é o número anterior ao que iniciou a contagem.

Publico aqui a justificativa "by Priscila" - No final do texto o autor dá resposta, seguindo pela lógica de que o jogo começou pelo nº 1 e o 9 foi o vencedor, se o jogo comerçar pelo nº 3 o vencedor será o nº 2, jogador anterior.

Não esqueçam de comentar e  verificar comentários

4 comentários:

  1. Agradecendo Priscila e Débora pela aula de matemática.

    ResponderExcluir
  2. muito obrigada pela confirmação da resposta

    ResponderExcluir
  3. Justificativa: A lógica dispõe de um sistema de contagem continua na formação horária, e como a contagem começa sempre da 2° pessoas e são 9° participantes, o numero indiferente do n° escolhido para o inicio do jogo, será sempre o pessoa anterior que ganha .. ex: se escolher o 1 a pessoa 9 vai ganhar, escolher o 2 a pessoa 1 vai ganhar, escolher o 3 vai ganhar o 2 e assim sucessivamente.

    ResponderExcluir