terça-feira, 5 de abril de 2011

Estudos disciplinares - Falar de si - Marcia Tiburi -

2. (Cesgranrio TERMORIO/2009 com adaptações) Leia o fragmento a seguir, de autoria de Márcia Tiburi.
Falar de si
Falar mal do outro parece fácil de entender. Mais que fazer uma crítica negativa é intensificar a crítica ao ponto de, por meio dela, destruir o objeto criticado. Porém aquele que fala, mal ou bem, sempre fala de si mesmo. Se falo mal do outro, realizo meu desejo violento em relação ao outro. Afirmo que não simpatizo, não gosto, mas, sobretudo, que preciso me expressar de modo negativo porque o outro me sugere aspectos negativos. Porém quem se expressa sou eu. O elemento mais importante do gesto de falar mal é a autoexpressão negativa. Falo de mim mesmo ao falar do outro. Por outro lado, falando mal do outro, me sinto melhor comigo mesmo. Há ainda a ilusão da autocompensação: ao falar mal do outro, mostro a mim mesmo que sou melhor que ele.
Fonte: TIBURI, Márcia. Revista vida simples, dez. 2008, p. 62-63 (fragmento).

Com base na leitura do texto, o que fica em evidência no ato de falar mal é
i. o alvo da crítica
ii. o teor da crítica.
iii. o autor da crítica.
iv. a autocompensação provocada pela crítica feita.
v. a repercussão da crítica para o objeto criticado.
Está correto o que se afirma apenas em
a) I. b) II e III. c) IV. d) III e IV. e) III.

Justificativa –
Esta foi uma questão bastante divergente, segundo “anônimo” a alternativa correta é a letra “E” de acordo com o gabarito Cesgranrio - TERMORIO/2009, isto é o autor da crítica , transcrevo aqui justificativa do referido autor.

A situação mostra onde o indivíduo projeta seus defeitos e desejos no outro, de forma negativa procurando obter um falso sentimento de auto compensação (procurando se eximir de suas falhas e se sentir melhor consigo mesmo) .No texto o autor procura colocar em evidência não o alvo ou teor ou a auto compensação da crítica provocada, mas mostrar que é mais fácil falar dos defeitos do próximo do que olhar para si e falar dos nossos próprios defeitos, nos tornando piores do que a pessoa de quem falamos.
Outra justificativa para esta mesma questão, também de autor anônimo ,a autora deixa claro que quem fala mal de alguém fala de si próprio ao falar de outro. Basta ver a seguinte passagem do texto: ”Porém quem se expressa sou eu. O elemento mais importante do gesto de falar mal é a autoexpressão negativa. Falo de mim mesmo ao falar do outro”. De outro lado, ademais, a autora firma posição de que, ao falar mal de outro, se sente melhor consigo mesma. Portanto quem fica em evidência é o autor da crítica.

Em discordância a Vera acha que é a alternativa “C” portanto o item IV está correto, e justifica que em varias passagens a autora cita a autocompensação. “Como, por exemplo: “realizo meu desejo violento em relação ao outro”, “ falando mal do outro, me sinto melhor comigo mesmo", " ao falar mal do outro, mostro a mim mesmo que sou melhor que ele".

Portanto acredito nestas duas alternativas, muito embora a “Cesgranrio” seja uma organizadora muito coerente, dificilmente erraria num gabarito final. Conversando com a coordenação do curso ficou evidente que acertar a alternativa não é o foco principal,o importante é saber justificar e argumentar

Vamos comentar e verificar os comentários já feitos, eles ajudam a formar uma melhor argumentação.

22 comentários:

  1. Ola...
    também acho que a IV está correta, pois ao meu ver em varias passagens cita a autocompensação. Como por exemplo:
    "realizo meu desejo violento em relação ao outro", " falando mal do outro, me sinto melhor comigo mesmo", " ao falar mal do outro, mostro a mim mesmo que sou melhor que ele".
    Não tenho certeza mas acho q seria isso!!

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabeira me dizer se tem um Blog que discuti as questões do TI(trabalho integrado) da pedagogia???

    ResponderExcluir
  3. Vera faço pedagogia temos uma comunidade pra ajudar .

    ResponderExcluir
  4. Ola Amanda, como faço para fazer parte desta comunidade?
    obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  5. Gente ja entreguei minha Ed e as respostas certas são a III e IV.
    Pois o texto evidencia o autor da crítica, q é quem faz a critica e sua autocompensação por fazer tal critica.

    ResponderExcluir
  6. Eu tbm faço Pedagogia e as vezes fico meio perdida. Amanda também queria fazer parte se possível dessa comunidade, me ajudaria bastante.
    Lucimara.

    ResponderExcluir
  7. A situação mostra onde o indivíduo projeta seus defeitos e desejos no outro, de forma negativa procurando obter um falso sentimento de auto compensação (procurando se eximir de suas falhas e se sentir melhor consigo mesmo) .
    No texto o autor procura colocar em evidência não o alvo ou teor ou a auto compensação da crítica provocada, mas mostrar que é mais fácil falar dos defeitos do próximo do que olhar para si e falar dos nossos próprios defeitos, nos tornando piores do que a pessoa de quem falamos.

    Com isso resposta correta é a letra (E)[o autor da crítica]

    ResponderExcluir
  8. Confirmado Cesgranrio - TERMORIO/2009, junto ao gabarito.
    Justificativa de minha autoria...
    (postado acima)

    ResponderExcluir
  9. A autora deixa claro que quem fala mal de alguém fala de si próprio ao falar de outro. Basta ver a seguinte passagem do texto: ”Porém quem se expressa sou eu. O elemento mais importante do gesto de falar mal é a autoexpressão negativa. Falo de mim mesmo ao falar do outro”. De outro lado, ademais, a autora firma posição de que, ao falar mal de outro, se sente melhor consigo mesma. Portanto quem fica em evidência é o autor da crítica.

    ResponderExcluir
  10. Adoro este blog, desde 2010 me auxilia na reflexão das respostas. Faço Pedagogia também e gostaria muito de participar de outros blogs assim como a comunidade da Amanda como achar?

    ResponderExcluir
  11. Mas qual é a correta?

    ResponderExcluir
  12. gente, plisssss, enfim, qual é a correta????????????????????

    ResponderExcluir
  13. alternativa CORRETA é: d) III e IV.

    ResponderExcluir
  14. A resposta correta é: E

    ResponderExcluir
  15. respondi E e errei.Alternativa correta D

    ResponderExcluir
  16. Galeraa a correta aqui é a (D) III e IV corretas.
    Lembrandoo qe corrigi em sala meus "ED'S". Por isso podem confiar!

    ResponderExcluir
  17. Ola, fiz essa questão junto com a professora , a resposta é letra (D)

    ResponderExcluir
  18. ola faço o curso de pedagogia sou iniciante e estou tendo muitas dificuldades nas aps e ed , cm faço para obter ajuda nas respostas , tenho ate quinta feira pra enviar as resposta. Se puderem me ajudar ficarei agradecida ...

    ResponderExcluir
  19. Vale ressaltar que quem escolhe e joga as perguntas é o computador, mas quem as formula deve se comprometer em postar coerentemente, só daria essas duas nenhuma outra é coerente

    ResponderExcluir