quinta-feira, 21 de abril de 2011

Beth Skill: Estudos disciplinares- O quadro "O grito"e Quadro "Homer Simpsons"

O quadro O grito, datado de 1893 e reproduzido abaixo, é uma pintura de autoria do norueguês Edvard Munch. Trata-se de uma das obras mais importantes do Expressionismo, movimento artístico de vanguarda do início do século XX. Os artistas expressionistas não procuravam retratar a realidade fielmente, mas projetar, na obra, a sua subjetividade, mostrando, assim, a realidade modificada pelo seu psiquismo.


Disponível em http://vozativa2.blogspot.com/2009/04/o-grito.html . Acesso em 31.08.2010.



Por ter se tornado muito famoso, O grito serviu de inspiração para muitas outras produções, como a ilustrada a seguir, com o personagem Homer, do desenho animado Os Simpsons.

Disponível em http://inutilidadeclassica.blogspot.com/ . Acesso em 31.08.2010.



Analise as figuras e considere as afirmações abaixo. I. II. III.

i. No quadro original, a figura retratada passa a sensação de angústia e de desespero.

ii. O segundo quadro valeu-se da intertextualidade, que só é percebida se o leitor tiver a obra original como referência.

iii. O quadro com o personagem Homer, dos Simpsons, é também considerado uma obra expressionista, mas o personagem não transmite desespero, uma vez que se trata de uma produção cômica.



Assinale a alternativa certa.

a) Apenas a afirmativa I está correta.

b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

c) Apenas a afirmativa II está correta.

d) Apenas a afirmativa III está correta.

e) Todas as afirmativas estão corretas.



Justificativa. :

I -Sim. Com a intenção de captar estados mentais, vários quadros exibem personagens deformados, como o ser humano desesperado sobre uma ponte que se vê em O Grito, do norueguês Edvard Munch (1863-1944), um dos expoentes do movimento. A obra representa uma figura andrógena num momento de profunda angústia e desespero existencial

II- Sim. A noção de intertextualidade pressupõe um universo cultural muito amplo e complexo, pois implica a identificação e o reconhecimento de remissões a obras ou a trechos mais ou menos conhecidos . Esta intertextualidade dá referência a outros textos (imagens) em genêros específicos como a sátira, a paródia, o plágio et.

III – Neste 3º item temos duas linhas de pensamento, a primeira diz que o quadro do Homer Simpson não é da escola expressionista movimento artístico de vanguarda do séc. XX, que caracteriza-se pela expressão de intensas emoções em que exibem enfoque pessimista da vida e a necessidade de denunciar problemas sociais, não seria o caso pois está satirizando o quadro “O Grito”, já na segunda linha de pensamento o quadro do Homer seria expressionista no sentido em que a caricatura é a filha do expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa. A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura,a imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais ou burlesco.

 Portanto podemos ter como respostas certas a letra b (I e II estão corretas ) ou letra C (todas estão corretas). Vai depender do ponto de vista.


Por favor não deixem de olhar os comentários, pode ser que se ache uma justificativa melhor., ok!

5 comentários:

  1. Acredito que realmente é a letra B, pois na minha opinião não é pq o Homer é um personagem Cômico que ele não transmita desespero.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia ! pessoal minha ED tem como 1º questão o Twitter,2º um depoimento de Oscar Niemeyer sobre Brasilia... assim por diante! não achei nada ate agora, gostaria de uma ajudinha, quem puder me ajudar fico grata..bjs

    ResponderExcluir
  3. de agostode 2008 a janeiro de 2009, o desmatamento na amazonia legal concertrou-se em regiões específica.interfere-se do texto sob o ponto de vista fundiario, o problema no desmatamento na amazônia legal está;

    ResponderExcluir
  4. a Unip está aceitando a resposta correta com a B.

    ResponderExcluir