quarta-feira, 30 de março de 2011

Estudos disciplinares - Alguma poesia e propaganda Soletur

Considere o poema abaixo, de Carlos Drummond de Andrade, a propaganda da Soletur e as afirmações que seguem.
ALGUMA POESIA (1930)
No Meio Do Caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas
. Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra
I A criatividade da propaganda é percebida se o leitor observar a intertextualidade com o poema de Drummond.
II A palavra pedra tem o mesmo sentido nos dois textos.
III. Tanto o poema quanto a propaganda mostram a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade.
Está correto o que se afirma apenas em Justificativa.
a) I.     b) II.     c) III.     d) I e II.      e) I e III.

Letra A correta . Para um leitor que não tiver conhecimento prévio sobre o poema de Drummond, a propaganda não terá o efeito desejado. Será apenas mais um recado sobre a preservação.
Incorreto item II - a palavra pedra não tem o mesmo significado nos dois textos, no primeiro texto o autor fala metaforicamente, compara a pedra aos obstáculos encontrados na vida e no segundo texto o autor fala literalmente sobre uma pedra aquele mineral rochoso, duro e sólido da natureza
Incorreto item III – Só a propaganda mostra a preocupação com o meio ambiente, embora Drummond fosse um autor preocupado com a natureza, neste texto especifico só quis mostrar que a vida tem muitos obstáculos.

Por favor vamos comentar e observar os comentários para chegarmos â uma resposta mais adequada . Ok

13 comentários:

  1. acho que a (I) esta certa, a propaganda mostra uma preocupação com o meio ambiente, e a latinha amaçada retrata isso, sem dizer que o selo empregado acima, que mostra. a figura de um avião, em meio, a uma tartaruga, ave, peixe e folha. deixa claro essa posição.

    ResponderExcluir
  2. Somente a I esta correta, pois a palavra pedra tem um sentido para cada texto e o poema não sobre natureza ou sustentabilidade!

    ResponderExcluir
  3. ADM UNIP SJC RULEZ EXAME EM TUDO DP em 3 Matérias
    #énoisnogelaguela

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI MUITO DESSE SITE POIS ME ENRIQUEÇEU MUITO COMO ESTUDANTE.AOS INVENTORES CONTINUE CRIANDO ESSES SITES PARA QUE NÓS POSSAMOS CONTINUAR TIRANDO NOSSAS DÚVIDAS E APRENDENDO A CADA DIA.

    ResponderExcluir
  5. Uma sugestão: Postar as imagens também.

    ResponderExcluir
  6. PArabéns, este blog salvou minha graduação.

    ResponderExcluir
  7. eu não sei pq,mas eu tmbm adorei esse site!!!Eu o comparo com os dentes, que mastigam pra a garganta engolir..rs

    ResponderExcluir
  8. cuidado, pois as vezes os dentes não mastigam alguns pedaços e deixam passar para a garganta, voce nunca se engasgou antes?
    esse blog ele não te da respostas com 100% de precisão, vai de voce analisa-las ,para assim concordar discordar e até mesmo adcionar informações que forem necessarias.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela ajuda, pesoas como você tem um cantinho especial no coração.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. NOSSA ADOREI ESSE SITE OIS TEM ME AJUDADO MUITO PARABENS VCS SÃO CDFS,,,,CONTINUE ASSIM SEMPRE...BJS

    ResponderExcluir
  11. PRECISO DE AJUDA !!URGENTE
    TENHO QUE FAZER UM PARALELO ENTRE O POEMA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRDE O HOMEM AS VIAGENS COM O HUMANIZA SUS , SERÁ QUE ALGUÉM PODE ME AJUDAR???

    OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  12. Você tambem estuda letras na unip, tambem preciso desse paralelo pois o tg é sobre isso, queria entrar em contato com você?

    ResponderExcluir
  13. Preciso das respostas do ED. Por favor me ajude. Faço curso de pedagogia.

    ResponderExcluir