domingo, 24 de outubro de 2010

Estudos disciplinares- Noel Rosa - vamos fazer juntos a justificativa ?

1. Neste ano, comemora-se o centenário do nascimento do compositor Noel Rosa, que foi homenageado pela sua escola de samba, a Vila Isabel, no desfile de Carnaval de São Paulo, em 2010. Leia a letra da música abaixo, de autoria de Noel Rosa.



Noel Rosa foi o grande “poeta da Vila”
Disponível em . Acesso em 06/09/2010.

Último Desejo
Noel Rosa

Nosso amor que eu não conheço, e que teve o seu começo
Numa festa de São João
Morre hoje sem foguete, sem retrato e sem bilhete,
Sem luar, sem violão
Perto de você me calo, tudo penso e nada falo
Tenho medo de chorar
Nunca mais quero o seu beijo
Mas meu último desejo
Você não pode negar
Se alguma pessoa amiga pedir que você
Lhe diga
Se você me quer ou não, diga que você
Me adora
Que você lamenta e chora a nossa separação
Às pessoas que eu detesto, diga sempre que eu não presto
Que meu lar é o botequim, que eu arruinei sua vida
Que eu não mereço a comida que você pagou para mim.

Baseando-se na letra da música Último Desejo, assinale a alternativa correta.
a) O último desejo do narrador é mais um beijo da mulher amada.
b) O poeta tem receio de que a mulher passe a falar mal dele para as pessoas em geral.
c) Se a conjunção “mas” (no oitavo verso) fosse trocada por “pois”, não haveria alteração de sentido.
d) Os termos “foguete”, “luar” e “violão” remetem ao clima da festa de São João, quando começou o romance entre o narrador e sua amada.
e) O narrador deseja que a mulher o deteste, pois ele não presta e admite isso.

Justificativa. A alternativa correta é a letra D, os elementos ( foguete, luar e violão) remetem à festa Junina
As alternativas A,B,C e E estão incorretas senão vejamos
Letra A - O último desejo do autor é que a amada fale bem sobre ele aos amigos e fale mal aos inimigos
Letra B - o poeta só tem receio de que a amada fale mal dele aos amigos
Letra C – A conjunção “mas” indica um contraste desta forma haveria alteração de sentido na frase porque a conjunção “pois” indica uma explicação da primeira oração
Letra E – Ele não queria que a amada o detestasse e não admite que é imprestável, ele apenas deseja que a amada diga que ele não presta para as pessoas que detesta

8 comentários:

  1. gostaria da justificativa desa resposta

    ResponderExcluir
  2. Fiquei na dúvida da alternativa C mas percebique a conjunção "pois" dá afirmação à primeira parte, e a conjunção "mas" dá o sentido de contrariedade.
    Fiquei com a alternativa D

    ResponderExcluir
  3. pra quê justificar uma alternativa tão banal quanto a letra D? Mas TEM que justificar no exercício que me obrigaram a fazer... nem sei o que falo, dá vontade de escrever: você também leu a letra da música, né? Então suponho que entendeu que já justificou por mim na alternativa..¬¬

    ResponderExcluir
  4. Olá.Realmente,preciso responder a mesma questão,que por ser tão óbvia,torna-se difícil de explicar. :(

    ResponderExcluir
  5. Ola, professora tudo Bem? Preciso de uma ajuda quero um tema cuja importancia seja fundamental para pesquisa na area de lingua portuguesa para elaboração do TCC.

    Agradeço muito.

    e-mail: prirc@r7.com

    ResponderExcluir
  6. Ola pessoal fiz o APS e tirei 10 vai ai as respostas :aponte a unica alternativa correta,segundo o texto ''O PRAZER DA LEITURA''
    resposta certa letra:E ´´ Apalavra ''alfabeto''é formada com as duas primeiras letras do alfabeto grego:''alfa''e''beta''.E o ''abecedario'',com a junçao das quatro primeiras letras do nosso alfabeto a,b,c,d.


    Oautor Rubens Alves afirma no texto que:
    resposta:D 'antes de ler Monteiro Lobato,ele o ouviu.


    Fazendo uma comparaçao com o trecho acima e afrase que Rubens Alves diz:...confesso nunca ter tido....resposta :A ARTE


    Podemos extrair do texto sua essencia afirmando que : resposta :B A aprendizagem da leitura começa como percepçao de uma totalidade- e nunca ...


    Segundo Rubens Alves, onde se encontra o prazer do texto?Onde se encontra o seu poder de seduzir?Qual dos trechos abaixo responde essas perguntas? resposta D ....todo texto literario se assemelha a musica.Uma sonata.....


    Analogamente à ``alfabetizar`` enquanto aprender a ler.podemos afirmar que a palavra para designar o aprendizado de música deveria ser : resposta D Dorremizar



    Vejo assim,a cena original:a mãe ou o pai,livro aberto para o filho...
    Este trecho do texto nos remete à leitura ouvida como : resposta :C forma de seduçao pela curiosidade em relaçao às estorias contidas num livro.




    Segundo o autor Rubem Alves em seu texto ``o prazer da leitura``:resposta A ``Alfabetizar``,palavra aparentemente inocente,contem uma teoria de como se aprende a ler .Aprende-se a ler aprendendo-se as letras do alfabeto.Primeiro as letras.Depois,juntando-se as letras, as silabas.Depois,juntando-se as silabas aparecem as palavras...



    Assinale a unica correspondente ao teor do texto: resposta E Aaprendizagem da leitura começa antes da aprendizagem das letras .




    Tomando como base a leitura do texto, assinale a alternativa que expressa apenas as afirmativas corretas resposta:C I,II,IV

    ResponderExcluir
  7. Amei o site da Beth.... Veio realmente para nos ajudar. Já era fã da Beth, depois deste site então....

    ResponderExcluir