segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Estudos disciplinares - Ex fumantes - Vamos fazer a justificativa juntos !

2. (Adaptada – Cespe – UnB. Pesquisador – Tecnologista – Inmetro – 24/01/2010). Leia o texto que segue e responda ao que se pede.
Pesquisa do IBGE mostra que o número de ex-fumantes já é maior do que o de fumantes no país. Dos adultos, 24,6 milhões fumam e 26 milhões pararam de fumar, a maioria há mais de dez anos. Dos fumantes, 52% dizem querer parar.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 28/11/2009, capa (com adaptações).
Tendo em vista o tema abordado no texto acima e suas múltiplas implicações, assinale a opção correta.
a) A despeito da cerrada oposição que sofreu ao longo dos dois últimos séculos, o tabagismo incorporou-se ao cotidiano da sociedade contemporânea e conquistou número expressivo de praticantes.
b) O hábito de fumar, no mundo contemporâneo, alastrou-se com grande intensidade, malgrado ser definido como atitude destituída de glamour e, sob o ponto de vista social, demasiado desagregadora.
c) Nos últimos anos, em muitos países, como o Brasil, setores da sociedade e governos esforçam-se por difundir, por meio de campanhas, os malefícios do tabagismo para a saúde das pessoas.
d) Cientistas e especialistas em saúde pública debitam às pressões das grandes corporações globais fabricantes de cigarros a omissão da Organização Mundial de Saúde no combate ao tabagismo.
e) A inexistência de legislação que, no Brasil, proíbe o fumo em espaços públicos é apontada por estudiosos como a principal razão para que o país não reduza ainda mais o número de seus dependentes do tabaco.


Justificativa.

Letra A – Incorreta - O número de ex-fumantes já é maior do que dos fumantes, portanto não conquistou mais praticantes.
Letra B – Incorreta – O hábito de fumar diminuiu....

Letra C – Correta – Todos estão se esforçando para difundir os malefícios do tabagismo.

Letra D – Incorreta – Não existe omissão da OMS- Organização Mundial de Saude, pelo contrário é participante ativa na campanha antitabagismo

Letra E - Incorreta – No Brasil Existe legislação que proíbe o fumo em espaços públicos



Por favor não esqueçam de comentar mesmo discordando

8 comentários:

  1. Por acaso vc tem a questao referente a conjunção "mas" que pode ser substituida por entretanto mantendo o mesmo sentido?

    ResponderExcluir
  2. Com propagandas visando os maleficios do cigarro; alem de leis que proibam o fumo em espaços publicos, as pessoas estao deixando de fumar por consciencia ou por desmotivação.

    ResponderExcluir
  3. pertinente citar a lei que proíbe em nível federal e mais pertinente ainda dizer que vários estados criaram leis estaduais, inclusive com aplicação de multas:
    Lei Federal nº 9.294, de 15 de julho de 1996
    artigo 2º.

    ResponderExcluir
  4. Não podemos esquecer que o Tabagismo acaba sendo um problema de saúde pública, por isso o interesse do governo em políticas anti-tabagismo.

    ResponderExcluir
  5. PRECISO dE AJUDA PARA JUSTIFICAR EDs diga não a
    biopirataria poar favor alguem pode me socorrer
    preciso fazer isso hoje para entrengar amãnha cedo

    ResponderExcluir
  6. faço o curso de pedagogia 2º semestre estou com difuculdade no estudo disciplinar no poema de carlos drummond de andrade eu,etiqueta,estou em duvida na resposta certa...por favor me responda...obrigada.

    ResponderExcluir
  7. onde encontro as resposta certas do estudo disciplinar de pedagogia do 2ºsemestre, gostaria de tirar minhas duvidas...por favor me responda...estou muito ansiosa

    ResponderExcluir
  8. O texto fala da diminuição dos fumante e ainda do desejo que os fumantes atuais tem de abandonarem o cigarro, e com certeza a resposta certa é a c. Esta começa dizendo que nos últimos anos em muitos países como o Brasil, setores da sociedade e governos esforçam-se...,isto mostra que a resposta relata a preocupação em diminuir o tabagismo, assim como o texto tem um teor de preocupação em manter esta diminuição mostrando que mais de 50% dos fumantes querem deixar o tabagismo. Portanto letra C.

    ResponderExcluir