segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Estudos disciplinares - Tira do Chico Bento -Vamos fazer juntos a justificativas

1. Analise a tirinha abaixo, do Chico Bento, personagem da Turma da Mônica – revista em quadrinho criada por Maurício de Souza, famoso cartunista brasileiro.


Disponível em http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira121.htm. Acesso em 16/04/2010.

O leitor da tirinha, observando o pedido feito ao pai pela personagem Chico Bento, pode inferir que o conto de uma história para dormir, em determinada situação,
a) desestabiliza uma situação adequada nomeio sociocultural, principalmente a relação entre pais e filhos (interlocutores).
b) possui um ponto positivo e outro negativo: o fato de dormir, que resulta na impossibilidade de interpretar o discurso narrado.
c) separa o objetivo estabelecido pelo próprio pai: o filho entender o começo, o meio e o fim do discurso que foi narrado.
d) demonstra que o ouvinte nunca possui interesse em interpretar e inferir uma narração de determinado enunciado escrito.
e) estabelece o fator de uma linguagem que sempre atinge o ponto determinado: o ouvinte (filho, por exemplo) relaxa e dorme o mais rápido possível.


Justificativa

Letra A - Incorreta. Não há desequilíbrio na relação pai e filho , nesta tirinha

Letra C - Incorreta. O pai tem como objetivo fazer o filho relaxar e dormir e não que ele entenda o discurso narrado

Letra D – Incorreta. O ouvinte (Chico Bento ) sempre quer saber o começo, o meio e o fim da história
Letra E -Incorreta . Quando o pai conta uma história para dormir atinge o objetivo que é fazer o filho relaxar e dormir rapidamente.

Por favor façam o comentário

Conforme comentário anonimo o correto é a letra B - pois objetivo de fazer o filho dormir é do pai e não do filho, concordo
grata

43 comentários:

  1. A letra B - correta, porque possui um ponto positivo : o pai consegue através da história que seu filho relaxe e dorma e um negativo: o filho não consegue entender a história porque adormece antes.
    A letra E- incorreta.Esse objetivo de relaxar e dormir é do pai e não do ouvinte(filho). O do filho é saber o fim da história.

    ResponderExcluir
  2. Analisando a pergunta: O pedido feito ao pai pela personagem chico Bento,...em determinada situação.
    A resposta correta não pode ser a letra E, ela afirma que sempre atinge o ponto determinado. Analisando desta forma, concluo que a resposta correta é a letra B.

    ResponderExcluir
  3. Analisando a pergunta do Chico Bento, observo que há um ponto positivo e outro negativo. Positivo: filho relaxa e dormir na metade da história. Negativo: filho fica sem saber do fim , pois dormir antes,e ele tem interesse na narração.
    Letra B: correta

    ResponderExcluir
  4. Correta é a letra B - conforme anônimo disse
    Revendo a alternativa você anônimo tem razão o objetivo de fazer o chico bento dormir é do pai e não do filho, muito bom...

    ResponderExcluir
  5. Olá, bom dia! Visualizei o seu blog na internet e achei bem interessante as questões sobre os Estudos Disciplinares. Vc é aluna de Pedagogia da UNIP Interativa? Atenciosamente, Renata Almeida

    ResponderExcluir
  6. A historia contada para crianças antes de dormir, tem o intuito de fazer as mesmas adormecerem, porem por elas durmirem, acabam nao escutando a historia ate o fim...

    ResponderExcluir
  7. Renata sou aluna de pedagogia da Uninove e direito da unip.

    ResponderExcluir
  8. correto é a letra b pois não estabeleceu a linguagem como um todo, o fato do filho dormir alcançou o objetivo do pai mas em termos de linguagem não atingiu os elementos necessários.

    ResponderExcluir
  9. parabéns me ajudou muito...

    ResponderExcluir
  10. A alternativa correta é a “b” pois apesar do pai alcançar o objetivo( fazer o filho dormir rápido) a criança, no caso chico bento não conseguia ouvir toda a história, ficando impossibilitado de interpretar toda a historia narrada pelo pai.

    ResponderExcluir
  11. gente tem alguem de pedagogia da unip, estou desesperada por causa da aps

    ResponderExcluir
  12. Anonimo ja fiz a aps e o ed se vc quizer algumas respostas posso te ajudar

    ResponderExcluir
  13. olá, amanda, estou desesperada mesmo, se vc puder me ajudar, eu agradeço, vc faz onde a facu, eu sou de sorocaba.
    Vou te passar meu e-mail para nos falarmos.
    Obrigada
    Marcela
    marcela_zerbetto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Alguém tem as questões sobre o texto lendas urbanas do ED I, quem tiver poste aqui

    ResponderExcluir
  15. Alguém pode me ajudar por favor, preciso urgente fazer um trabalho fazer um paralelo entre o poema de Carlos Drummond de Andrade e o Humaniza SUS , alguem pode me ajudar por favor!!!!!! URGENTE

    BEIJOS
    OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  16. Alguém pode me ajudar por favor, preciso urgente fazer um trabalho fazer um paralelo entre o poema de Carlos Drummond de Andrade O HOMEM AS VIAGENS e o Humaniza SUS , alguem pode me ajudar por favor!!!!!! URGENTE

    ResponderExcluir
  17. EU TAMBÉM PRECISO FAZER UM TRABALHO COM UM PARALELO ENTRE O POEMA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE O HOMEM E AS VIAGENS E O HUMANIZA SUS, PROFESSORA BETH, OU OUTRA PESSOA PODE ME AJUDAR? URGENTEEEEE TAMBÉM!!!

    ResponderExcluir
  18. Alguém pode me ajudar por favor, preciso urgente fazer um trabalho fazer um paralelo entre o poema de Carlos Drummond de Andrade O HOMEM AS VIAGENS e o Humaniza SUS , alguem pode me ajudar por favor!!!!!! URGENTE
    bjs camila
    camila.beira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. OI Camila , voçê também tem que fazer o trabalho entre o poema de Carlos Drummond de Andrade e Humaniza SUS , estava pesquisando mais esta difíçil neh?
    será que alguém vai nos ajudar?!

    ResponderExcluir
  20. Professora Beth será que voçê poderia nos ajudar nesse trabalho , que é fazer um paralelo entre o poema de Carlos Drummond de Andrade OHOMEM AS VIAGENS e Humaniza SUS ?
    está difíçil !!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. olá, socorro!!! por favor alguém pode me ajudar com as atividades de lendas urbanas? estou confuso com essas interpretações.
    Amauri Cedro

    ResponderExcluir
  22. SOCORRO , TAMBÉM PRECISO DE AJUDA NO TRABALHO DE PEDAGOGIA QUE É FAZER UM PARALELO ENTRE O POEMA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE E HUMANIZA SUS .

    URGENTE SERÁ QUE ALGUÉM AI PODE ME AJUDAR ,PLEASE !!!!!

    ResponderExcluir
  23. oi anônimo espero que sim porque o trazo está terminando !!! está dificil mesmooooooo!!!!!

    boa noite
    nos ajudem po- favor

    ResponderExcluir
  24. Pessoal anônimo de setembro
    Queremos ajudar, mas precisamos das perguntas completas, pois não temos acesso aos eds. de outros cursos. Postem no comentário ou em um link.

    ResponderExcluir
  25. Seguinte: Faço graduação em pedagogia, preciso fazer um paralelo do poema "O homem, as viagens"(Drumond)e política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, conhecida como Humaniza SUS, instituída em 2003; objetivos centrais:O fomento da autonomia;aumento grau de co-responsabilidade ; estabelecimento de vínculos solidários. denise-lcr@hotmail.com UNIP Polo Divinópolis Mg 37 91445256 99543261 32422058.

    ResponderExcluir
  26. O homem, as viagens
    Carlos Drummond de Andrade
    Só resta ao homem
    (estará equipado?)
    A dificílima dangerosíssima viagem
    De si a si mesmo:
    Pôr o pé no chão
    Do seu coração
    Experimentar
    Colonizar
    Civilizar
    Humanizar
    O homem
    Descobrindo em suas próprias
    inexploradas entranhas
    A perene, insuspeitada alegria
    De con-viver.
    Estabeleça um paralelo entre os objetivos centrais do Humaniza SUS com a viagem a que
    Drummond se refere.

    ResponderExcluir
  27. pessoal nos ajudem !!!!! o texto e esse de cima
    Carlos Drummond!!!
    Obrigada camila

    ResponderExcluir
  28. Olás !!
    Também preciso realizar este trabalho da unip. Estou no 2ºsemestre de Letras/Espanhol e não tenho grupo.Se alguém também estiver na mesma situação que eu por favor me add.
    elisabethp_s@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Boa Noite Profª Bete ,este é o trabalho que precisamos realizar e o prazo esta acabando ,por favor nos ajude , segue abaixo :
    Desde já agradeço !!!!

    QUESTÃO DISCURSIVA TG‐ LICENCIATURA
    (letras/pedagogia/matemática).

    Leia, abaixo, o trecho do poema “O homem, as viagens”, de Carlos Drummond de Andrade.
    O poeta faz referência à difícil tarefa de “humanizar o homem”, sugerindo que ele deve fazer
    uma viagem em seu próprio interior e um encontro consigo mesmo. Com a fragmentação da
    palavra “con-viver”, o autor ressalta a importância de viver em conjunto.
    A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, conhecida como Humaniza
    SUS, instituída em 2003, tem, entre seus objetivos centrais:
    • O fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos;
    • O aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos;
    • O estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de
    gestão;
    • A defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a
    mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual.
    O homem, as viagens
    Carlos Drummond de Andrade
    Só resta ao homem
    (estará equipado?)
    A dificílima dangerosíssima viagem
    De si a si mesmo:
    Pôr o pé no chão
    Do seu coração
    Experimentar
    Colonizar
    Civilizar
    Humanizar
    O homem
    Descobrindo em suas próprias
    inexploradas entranhas
    A perene, insuspeitada alegria
    De con-viver.
    Estabeleça um paralelo entre os objetivos centrais do Humaniza SUS com a viagem a que
    Drummond se refere.

    ResponderExcluir
  30. Ola professora beth, tbem tenho q fazer um trabalho em grupo sobre o humaniza sus, igual ao q se refere a pessoa anterior. Estabelecer um paralelo entre os objetivos centrais do humaniza sus com a viagem a que se refere drumond, no poema O homem, as viagens.
    meu email é hadjine-assef@hotmail.com, nosso prazo para postar o trabalho é ate dia 06 de outubro ta em cima demais!!!

    ResponderExcluir
  31. Ola professora beth,olá pessoal, eu também tenho q fazer um trabalho em grupo sobre esse tema o humaniza sus, igual ao q se refere a pessoa anterior. Estabelecer um paralelo entre os objetivos centrais do humaniza sus com a viagem a que se refere drumond, no poema O homem, as viagens. Como fazer isso?
    meu email: andressabrown79@hotmail.com
    Desde já agradeço a ajuda de todos!

    ResponderExcluir
  32. Estou tbm enrolada com esse trabalho de pedagia, pois ainda nem consegui um grupo e o trabalho é em grupo.Comecei fazer pesquizas achei algumas idéias porém ainda não consegui organizar. Se alguém quizer montar um grupo, ou faltando alguém para compor o proprio grupo estou disponivel.
    Desde já agradeço!
    cidinhamolina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Anônima disse: por favor me ajude também, pois nunca fui boa em produção de texto.Meu trabalho é o mesmo acima citado.Obrigado.
    Meu email lourdinhagiarola@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  34. Quero as repostas das Lendas Urbanas de Lópes, alguem tem por favor? bjs..

    ResponderExcluir
  35. Oi professora Beht ajuda nós !!!!! tbm tenho que fazer esse trabalho e o prazo está acabando!!!!!!!!!
    camila.beira@hotmail.com
    Obrigada bjs

    ResponderExcluir
  36. tbm preciso de ajuda nesse trabalho a professora beht ja ajudou vcs?

    ResponderExcluir
  37. estou no mesmo barco,socorro!! preciso de um grupo
    sou da unip

    misty_086@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. tbm sou da unip e preciso de ajuda como faço para a prof.:beht me ajudar? por favor preciso saber se esse trabalho sera enviado com as normas da abnt me ajude meu email e elizangeladstuelher@hotmail.com um abraço obrigada

    ResponderExcluir
  39. elizangela erica e aline28 de setembro de 2011 às 09:51

    nos tbm fazemos letras/espanhol somos 3em um grupo se quiser nos encontraremos no polo hoje as 19:hs em manhuaçu-mg

    ResponderExcluir
  40. http://bethskill.blogspot.com/2011/09/estudos-disciplinares-humaniza-sus.html

    entre nesse Link

    ResponderExcluir
  41. OLÁ Beth, preciso da resposta correta e justificativa da charge sobre conjução

    ResponderExcluir