quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Estudos disciplinares - texto sobre os jovens universitários- vamos comentar

Vamos comentar e ajudar a fazer uma justificativa

2. (Adaptada –Cespe-UnB – Pesquisador – Tecnologia – Inmetro – 24/01/2010). Leia o texto que segue e responda ao que se pede.
Com 5,8 milhões de universitários, o Brasil não atingirá a meta de matricular 30% dos jovens de 18 a 24 anos de idade no ensino superior até 2011, como prevê o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pelo Congresso. Foi o que admitiu o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Fonte: O Globo, 28/11/2009, p. 13 (com adaptações).
Tendo em vista o tema abordado no texto acima e suas implicações, podemos concluir que:
a) o processo seletivo para o ingresso nas universidades públicas, que oferecem a maior parte das vagas para o ensino superior no país, é muito difícil, fato que impossibilita o cumprimento da meta do PNE.
b) a meta preconizada pelo PNE não será atingida, entre outras razões, porque parte significativa da população jovem brasileira sequer conseguiu concluir a educação básica.
c) a inexistência de programas de bolsas de estudo, tanto parciais como integrais, é o principal motivo que inviabiliza o acesso da população de baixa renda às instituições privadas.
d) se o número total de vagas no ensino superior público e privado for aumentado em 30%, será possível o cumprimento da meta prevista pelo PNE.
e) a oferta de cursos de graduação no Brasil, que é bastante diversificada e homogeneamente distribuída nas diversas regiões do país, cresceu na mesma proporção da população dos jovens de 18 a 24 anos.


a) Incorreta, as universidades particulares oferecem muito mais vagas do que as universidades públicas, tanto é verdade que, para estas, o número de candidatos pode chegar a mais de 40 por vaga (http://www.vestibulandoweb.com.br/concorrencia/relacao-candidato-vaga-fuvest-2010.pdf)

b) Correta, pois a educação básica no Brasil é muito deficitária, com pouco incentivo aos professores e educação de baixa qualidade, principalmente no ensino público, o que faz aumentar a evasão escolar.

c) Incorreta, no Brasil existem muitos programas de incentivo ao ingresso na universidade. Ex: PróUni (nacional) ; escola da família (São Paulo), portanto, o não cumprimento da meta pelo PNE não decorre da falta de programas do governo .

d) Incorreta, se aumentar em 30% o número de vagas no ensino superior privado e público, estas poderão ser ou não preenchidas, e ainda que sejam preenchidas, pode ser por pessoas com ensino superior completo ou maiores de 24 anos.

e) Incorreta, não há homogeneidade na distribuição dos cursos nas regiões brasileiras, sendo certo que nas regiões mais abastadas a oferta é maior, o que não significa maior qualidade. No mais, do texto acima não se infere a proporção entre a oferta de curso e a população de jovens entre 18 e 24 anos.


Revisando conforme comentário

18 comentários:

  1. então a resposta correta é a D) ??

    ResponderExcluir
  2. Creio que a resposta nao seja a "D", pois a intenção não e a de aumentar em 30% as vagas no ensino privado e publico, e sim a de atingir 30%
    dos jovens de 18 a 24 anos matriculado em uma universidade.
    A resposa certa e "B".

    ResponderExcluir
  3. VOU NA ALTERNATIVA "B".
    Hoje, segundo ele, o problema envolve, de um lado, o ensino fundamental e médio, - já que parte da população não concluiu sequer o ciclo básico - ; de outro, falta dinheiro para pagar mensalidades nas faculdades privadas, que respondem por 74,9% das matrículas..

    ResponderExcluir
  4. A questão não está bem elaborada, mas fico com a "B"

    ResponderExcluir
  5. Eu não concordo portanto a minha alternativa escolhida é a letra D.

    ResponderExcluir
  6. vou na alternativa ''B'' tambeim nao acho que seja a ''D''

    ResponderExcluir
  7. http://oglobo.globo.com/blogs/educacao/posts/2009/11/27/com-5-8-milhoes-de-universitarios-brasil-fica-longe-de-meta-245237.asp

    CONFORME A MATÉRIA ONLINE, NA ÍNTEGRA PREVALECE A LETRA "B"

    ResponderExcluir
  8. Nao digam besteira meninos, o a coisa funciona assim, eu vou explicar é facil, facil vcs até vcs vao entender.A resposta certa é a B pq o professor ja respondeu em sala, entao quem corrige a prova é ele e nao importa o q vcs digam a resposta é a que ele disser que é, entende é facil?
    O cabeça de mantega para de dar rata aki vai!!!!

    ResponderExcluir
  9. Nao pode ser a letra D, pois a populaçao brasileira nao tem incentivo para um ensino superior, e o que adianta aumentar o numero de vagas e nao melhorar o ensino ou torna os vestibulares mais facil.
    Entao fico com a letra B

    ResponderExcluir
  10. adorei esse blog, vamos em frente, vou aproveitar e fazer certo! brigadooo

    ResponderExcluir
  11. a resposta certa é a B.Estamos cansados de saber do sálario do professor, da qualidade da educação assim nem o professor se sente motivado a ensinar.

    ResponderExcluir
  12. eu fiz a tira do chico e to fazendo a da escola dos a alunos e professores é qual estou na ultima tentativa! por favor me ajuda!

    ResponderExcluir
  13. há alguma coisa a respeito da ed de letras com espanhol questões sobre lendas urbanas

    ResponderExcluir
  14. ...Parabens pelo blog... em sido de muito ajuda a
    02-10-2011 Brasilia df

    ResponderExcluir
  15. A meu ver, a resposta correta é a D. É preciso pensar em cima da frase e interpretar a frase em si e nao a condição atual do brasil... se for assim o enunciado dará margem à diversas interpretações caso a comparemos com fatores externos..

    ResponderExcluir