sábado, 30 de outubro de 2010

Estudos disciplinares - Guernica Pablo Picasso- Vamos fazer uma justificativa juntos

1. O painel abaixo, intitulado Guernica, foi pintado em 1937 por Pablo Picasso, um dos maiores artísticas do século XX. A obra foi motivada pelo bombardeio sofrido pela cidade espanhola, provocado por aviões alemães em apoio ao ditador Francisco Franco. O texto a seguir relata o trágico episódio da história mundial.

A segunda-feira negra de Guernica
Era uma segunda-feira, dia de feira-livre na pequena cidade da Biscaia. Das redondezas chegavam as suas estreitas ruas os camponeses do vale de Guernica, no país dos bascos, trazendo seus produtos para o grande encontro semanal. A praça ainda estava bem movimentada quando, antes das cinco da tarde, os sinos começaram os seus badalos. Tratava-se de mais uma incursão aérea. Até aquele dia fatídico – 26 de abril de 1937 – Guernica só havia visto os aviões nazistas da Legião Condor passarem sobre ela em direção a alvos mais importantes, situados mais além, em Bilbao. Mas aquela segund-feira foi diferente, A primeira leva de Heinkels-11 despejou suas bombas sobre a cidadezinha precisamente às 16h45. Durante as 2 horas e 45 minutos seguintes os moradores viram o inferno desabar sobre eles. Estonteados e desesperados saíram para os arredores do lugarejo onde mortíferas rajadas de metralhadora disparada pelos caças os mataram aos magotes. No final da jornada contaram-se 1.654 mortos e 889 feridos, numa população não superior a 7 mil habitantes. Quase 40% haviam sido mortos ou atingidos. A repercussão negativa foi tão grnade que os nacionalistas espanhóis trataram logo de atribuí-la aos “vermelhos”.
Fonte: Disponível emhttp://educaterra.terra.com.br/ )com adaptações). Acesso em 23/04/2010.

Pablo Picasso, óleo sobre tela, 1937, 350X782 cm.
Considere as afirmações que seguem.
I. O quadro procura manter um retrato fiel do bombardeio; o artista retrata com extremo realismo as figuras atingidas pela tragédia.
II. A obra transmite ao público o desespero e o terror do episódio por meio da leitura subjetiva do artista.
III. A falta de linearidade nas figuras e os poucos elementos humanos tornam totalmente incompreensível a mensagem da obra e não dão idéia da dimensão do massacre.

Está correto o que se afirma apenas em
a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.


Justificativa – Está correta a alternativa B porque
I – Afirmação incorreta, Guernica denota destruição, caos, dor, horror e é uma criação artistica subjetiva , segue a linha cubista com uma realidade idealizada e apreendida pelo artista, portanto dá primazia á expressão dos sentimentos e não a descrição objetiva da realidade.
II – Afirmação correta –A obra transmite ao público o desespero e o terror do episódio por meio da leitura subjetiva do artista, vide afirmação acima

III –Afirmação incorreta – O artista expressionista buscava a experiência emocional, preocupando-se mais com as emoções do observador do que com a realidade externa. Para aumentar a dramaticidade da comunicação artística, exageravam e, mesmo, distorciam os temas trabalhados, daí a falta de linearidade, é nítida a representação do massacre sofrido pela cidade espanhola Guernica. O posicionamento diagonal da cabeça feminina, olhando para a esquerda, remete o observador a dirigir também seu olhar da direita para a esquerda, até o lampião trazido ainda aceso sobre um braço decepado e, finalmente, à representação de uma bomba explodindo.

11 comentários:

  1. queria saber da justificativa alguém poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber a justificativa da resposta

    ResponderExcluir
  3. A pintura foi feita com o uso das cores preto e branco - algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da cidadezinha espanhola. Claramente em estilo cubista, Picasso retrata pessoas, animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã (Luftwaffe), já sob o controle de Hitler, aliado de Francisco Franco.Esse quadro foi feito também com o objetivo de passar para os que vissem , o que ele estava sentindo , um vazio por dentro de si , um conflito , uma guerra

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber a justificativa correta e se por acaso alguém poderia me ajudar na resposta certa.

    ResponderExcluir
  5. Mariana gastou um total de R$ 125,00 na compra de um cartucho para sua impressora, um pen drive e um livro. Sabe-se que o cartucho custou 12,00 a menos que o pen drive e 19,00 a mais que o livro. Pode-se afirmar que o item mais caro custou:
    A) 56,00
    B) 52,00
    C) 46,00
    D) 44,00
    E) 42,00

    Gostaria de saber a resolução. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dados:
      I - C+P+L=125
      II - C=P-12 (ou P=C+12)
      III - C=L+19 (ou L=C-19)

      Dá pra resolver por sistema deixando td em função de C, substituindo na primeira equação.
      Então:
      C+ C+12 + C-19=125
      3C-7=125
      3C=132
      C=132/3
      C=44


      Se o cartucho custou 44 reais
      Então:
      * P=44+12=56
      * L=44-19=25

      Resposta: o item mais caro custou 56 reais

      Ajudei?.. luiz_paulo2010@hotmail.com

      Excluir
  6. urgente. sobre picasso, gostaria de saber é letra b mesmo a resposta, me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  7. em uma casa há casas do lado, porta do lado direita do lado essquerdo, todoas são numeradas de tal forma que de um lado da rua ficam ambas os lados a numeração segue ordem crescente ou descrescente dependendo do sentido que o observador caminha. ela encontra o numero 76, sem mudar de lado, ela segue em sentido, em poucos segundos, percebe uq esta diante do numero 72, pretende visitar uma amiga na casa do numero, 183...???
    por favor me ajudem a encontrar esta resposta...

    ResponderExcluir
  8. que raiva como saber se esta certa..merda parem de falar de matematica.

    ResponderExcluir
  9. uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir